Tiff reverencia Godard e expõe Spielberg e o mundo

Tiff reverencia Godard e expõe Spielberg e o mundo

O Toronto International Film segue até domingo, dia 18

Marcos Santuario

A capital cultural do Canadá entra nesta quarta-feira, dia 14, no sétimo dia de sua 47ª edição, apontando algumas das produções que devem figurar na lista dos filmes que concorrem ao Oscar

publicidade

Da presença do mundial Steven Spielberg aos estreantes atores de qualquer outra parte do mundo, o Toronto International Film Festival (Tiff) abriu suas janelas cinematográficas de 2022 na última quinta-feira e segue até o domingo, dia 18, com um desfile de produções, celebridades, subcelebridades e imprensa do mundo todo. A capital cultural do Canadá entra nesta quarta-feira, dia 14, no sétimo dia de sua 47ª edição, apontando algumas das produções que devem figurar na lista dos filmes que concorrem ao Oscar 2023.

A terça-feira, dia 13,  foi marcada também pela comoção no meio, sentida aqui também no Tiff, com a morte de um dos ícones do cinema mundial, Jean-Luc Godard, que movimentou sentimentos pelos quatro cantos do mundo cinematográfico. E para mostrar que o Festival Internacional de Toronto aprecia homenagens e lembranças, nesta edição, um dos reverenciados é o diretor Sam Mendes, que tem alguns de seus filmes lembrados e aplaudidos na tela.

Já a participação do próprio Spielberg, que veio lançar seu filme "The Fabelmans”, é uma das vitórias dos organizadores da festa do cinema de Toronto. É que Spielberg é conhecido por não estrear seus filmes em festivais, ao contrário do que está fazendo no Tiff. E as surpresas desta edição do Tiff também apontam a uma territorialidade que inclui filmes das mais diferentes partes do mundo.

Brasil no Tiff 2022

O Brasil está presente, por exemplo, com Adirley Queirós em novo projeto, e também com o talento da Maeve Jinkings, que  veio fortalecer os laços da culturalidade brasileira com o Tiff, apresentando o longa “Carvão”. Mas a representação brasileira poderia ser maior, tendo em conta a qualidade das produções dos últimos anos. Ainda assim, em meio a tantas exibições e debates, impossível não perceber a presença marcante de alguns dos principais nomes do cinema contemporâneo.

Atores, diretores e filmes

E a lista não é pequena neste Tiff 2022 que retoma a presencialidade total. Tem Harry Style em “The Policeman”; Hugh Jackman com “Sanctuary”; Peter Farrelly em “The Greatest Beer Run Ever”; além de Eddie Redmayne; Daniel Chazelle; Darren Aronofsky; Kare Bakinsale; Cate Blanchett; Olívia Colman; Brian Cox; Daniel Craig; Paul Dano e Viola Davis, para citar alguns.

Aliás, a estrela de “Mulher Rei” encanta o público do Tiff com simpatia e empatia, além do talento demonstrado em sua versatilidade artística nas telas. E logo Viola Davis e seu novo filme serão visto também no Brasil, mostrando o vigor desta atriz multifacetada.

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895