Transexual é desclassificada do Miss Universo Canadá

Transexual é desclassificada do Miss Universo Canadá

Modelo finalista do concurso acusou organização de discriminação

AFP

Candidata (dir.) realizou operação há quatro anos

publicidade

Com cabelos louros, pernas longas e traços delicados, a canadense Jenna Talackova teria sido uma forte candidata ao título de Miss Universo Canadá se não tivesse sido desclassificada pelo fato de, segundo ela, ter sido homem no passado. A modelo transexual de 23 anos, originária de Vancouver, acusou os organizadores do concurso de discriminação. Um pedido para sua reincorporação já recolheu mais de 28 mil assinaturas.

A organização Beauties of Canada Organization, que cuida do concurso, indicou em seu site que Talackova foi desclassificada porque "não cumpria com os requisitos para competir, apesar de ter indicado o contrário em seu formulário de inscrição". O texto afirma que a organização tem os direitos exclusivos para eleger a participante no Miss Universo.

Jenna, que foi selecionada entre 65 finalistas para o concurso de 2012, acredita que foi desclassificada devido a sua mudança de sexo. O fato desencadeou uma série de protestos. "Isso é discriminatório, injusto e, francamente, repugnante", afirmou Oscar Dimant, do Brooklyn, em Nova York, autor do pedido on-line no site change.org.

Apesar de ter nascido com genitais masculinos, a candidata disse, em uma entrevista de 2010, que soube que era mulher desde muito jovem, quando começou terapia hormonal aos 14 anos e se submeteu a cirurgia para troca de sexo quando tinha 19 anos.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895