Troféu Jacarandá será entregue hoje no Espaço Cultural do Correio do Povo
capa

Troféu Jacarandá será entregue hoje no Espaço Cultural do Correio do Povo

Segunda edição do evento homenageia quatro categorias literárias

Por
Correio do Povo

Troféu Jacarandá é uma parceria do Correio do Povo com a Câmara Rio-Grandense do Livro


publicidade

No início da noite desta quarta-feira, em uma cerimônia para convidados no Espaço Cultural Correio do Povo (Rua dos Andradas esquina com a rua Caldas Júnior), livreiros e editores, personagens principais da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, recebem o Troféu Jacarandá. O prêmio, instituído no ano passado em parceria do Correio do Povo com a Câmara Rio-Grandense do Livro, tendo como patrocinadores a Braskem e o Banrisul, homenageia quatro categorias: Geral, Infantil, Internacional e Destaque Especial (entregue a um personagem emblemático do evento).

Os vencedores são conhecidos apenas no momento da entrega do troféu, mas criteriosamente selecionados por uma comissão composta por notáveis da feira. Neste ano, integram a comissão a patrona Marô Barbieri; o coordenador do livro e da literatura da Secretaria Municipal de Cultura, Sergius Gonzaga; a diretora do Instituto Estadual do Livro, Patrícia Langlois; e a arquiteta especializada em acessibilidade Alda Gislaine Rocha da Silva.

Critérios

Os critérios de avaliação incluem aspectos visuais, condições de acessibilidade, qualidade da oferta de livros, atendimento, promoções de venda e envolvimento com a programação da feira. 


O diretor comercial do Correio do Povo, João Müller, ressalta que em seu lançamento, em 2018, o prêmio trouxe emoção e justiça aos participantes que não medem esforços para que a feira aconteça. Müller diz também que o jornal é um apoiador da festa literária desde seu início, em 1955. “É uma profunda identificação do jornal com a importância cultural da feira, da qual temos orgulho, também, de ser vizinhos”, completou.