Ufrgs recebe a Velha Guarda da Mangueira

Ufrgs recebe a Velha Guarda da Mangueira

O espetáculo, que integra o projeto Unimúsica, será realizado nesta quinta-feira no Salão de Atos

Correio do Povo

Grupo da Velha Guarda Musical da Mangueira está em Porto Alegre para única apresentação

publicidade

A abertura dos shows do projeto “Unimúsica 2023: Alô, Harmonia!” ocorre hoje, às 20h, no Salão de Atos da Ufrgs (rua Eng. Luiz Englert, 333), Campus Central, em Porto Alegre. Projeto do Departamento de Extensão da universidade, o Unimúsica apresenta este ano uma programação inteiramente dedicada ao carnaval das escolas de samba. 

O espetáculo será com membros da Velha Guarda Musical da Mangueira. O grupo é formado por alguns dos melhores e mais experientes músicos da Estação Primeira de Mangueira, que vai apresentar músicas brasileiras e sambas-enredo campeões de carnavais antológicos da escola.

Os ingressos para os shows e conferências do “Unimúsica 2023: Alô, Harmonia” já estão esgotados. Entretanto, a produção do evento organizará uma fila de espera, em frente ao local de cada evento, uma hora antes do início marcado. Neste momento, em caso de haver poltronas desocupadas na plateia, o acesso do público sem ingresso será liberado, por ordem de chegada, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

Além de assistir ao show, o público também tem oportunidade de participar de um encontro (bate-papo e oficina) nesta quinta-feira, às 9h, no Centro Cultural da Ufrgs. Na primeira parte, o jornalista Everton Cardoso conduz uma conversa sobre as memórias relacionadas à escola e seus sambas-enredo. Na segunda parte, será possível conhecer os instrumentos e toques da bateria da Mangueira, do protagonismo do surdo de primeira aos respeitados tamborins.

HISTÓRIA

Fundada em 10 de julho de 1956, a Velha Guarda Musical da Mangueira atua como guardiã das tradições, costumes e do vasto e rico repertório musical mangueirense, constituído ao longo de 95 anos. Atualmente está em sua terceira formação, sendo liderada pelo músico Reizilan Cartola Neto (neto de Cartola, famoso compositor e membro fundador da escola) e pela baluarte Guesinha (neta de Saturnino Gonçalves, primeiro presidente da escola, e filha de Dona Neuma, importante matriarca da Mangueira). 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895