Uma exposição por toda a vida de Vinicius de Moraes

Uma exposição por toda a vida de Vinicius de Moraes

Mostra abre nesta quarta-feira, dia 20 de março, no Farol Santander Porto Alegre

Correio do Povo

Serão expostos 350 objetos que traçam vida e obra de Vinicius de Moraes e seus parceiros, como Tom Jobim

publicidade

Farol Santander Porto Alegre (Rua Sete de Setembro, 1028), em Porto Alegre, apresenta, a partir desta quarta-feira, dia 20 de março, “Vinicius de Moraes – por toda a minha vida”, uma mostra inédita no Rio Grande do Sul que aborda a vida e a obra do poeta, músico, letrista e diplomata Vinicius de Moraes. A exposição conta com 350 itens, incluindo materiais inéditos e originais, em exposição, com curadoria de Eucanaã Ferraz e Helena Severo.

A partir de cuidadosa pesquisa curatorial, a exposição busca estabelecer uma ponte entre o largo tempo de produção artística de Vinicius e a atualidade, dando oportunidade ao visitante de se aproximar e se aprofundar sobre o autor. “Vinicius de Moraes cristalizou em suas criações e em sua figura pública uma série de mudanças comportamentais que marcaram a história cotidiana do século XX. Viveu essas transformações libertárias, deu voz a muitas delas e foi um dos principais atores no processo de modernização da cultura e da mentalidade brasileiras”, comentam os curadores Eucanaã Ferraz e Helena Severo.

Ocupando a Galeria do Farol Santander, a exposição será composta pelos núcleos Música, Poesia, Artes e Cidades, além de um espaço dedicado à obra infantil “A Arca de Noé”. Com um marcante caráter museográfico – documentos originais, manuscritos, livros, poemas, vídeos e fonogramas – todos os núcleos terão uma forte presença de obras de arte.

Confira curiosidade da mostra:

● Manuscritos com versões preliminares de diversas canções que se tornaram célebres e ícones da cultura brasileira, como “Chega de saudade” (marco inicial da bossa nova) e “Garota de Ipanema”. Além disso, a variedade de versões das canções e dos poemas revelam uma face menos conhecida de Vinicius: a do criador que se dedicou à dimensão formal, à procura da palavra exata, do verso primoroso.

● A exposição contará com estudos originais para confecção dos cartazes de divulgação da peça Orfeu da Conceição, feitos por Carlos Scliar, Luiz Ventura e Djanira da Motta e Silva. Também haverá um conjunto de fotografias feitas por José Medeiros, realizadas durante os ensaios. Além disso, haverá ainda as peças de arte para divulgação do filme Orfeu do Carnaval.

● Serão exibidos alguns fac-símiles de desenhos do figurino da peça Orfeu da Conceição, atribuídos a Carlos Scliar.

● O livro Poesie, publicado na Itália com traduções dos poemas de Vinicius feitas pelo poeta Giuseppe Ungaretti. Trata-se de um livro raríssimo, com tiragem numerada de apenas 20 exemplares.

● Haverá, ainda, o projeto da capa da Revista Filme, organizada por Vinicius de Moraes e Alex Viany, na década de 1940.

● Na Linha do Tempo, serão exibidos documentos pessoais do poeta, além de obras produzidas na sua infância e adolescência, como o pequeno jornal “O Mexerico”, feito por ele (aos 8 anos de idade) e por sua irmã, Letícia de Moraes. Há, ainda, o manuscrito do conto “O Corvo”, que Vinicius escreveu na adolescência e enviou à revista O Cruzeiro, com a seguinte observação: “Vinicius de Moraes oferece um pequeno conto, esperando vê-lo publicado e não se desesperando se não o for”.

● Na seção Poesia, foram reunidas as primeiras edições dos livros de Vinicius, incluindo a de Orfeu da Conceição, com ilustrações de Carlos Scliar.

Visitação até 19 de maio, de terças à sábados, das 10h às 19h. Domingos e feriados, das 11h às 18h.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895