Uma imersão no universo de Tarsila

Uma imersão no universo de Tarsila

"Tarsila para Crianças" abre hoje com imaginário de seres, cores e formas da pintora modernista

Camila Souza*

Mostra "Tarsila Para Crianças" abre nesta terça-feira, com atividades lúdicas e interativas no Farol Santander

publicidade

O Grande Hall do Farol Santander (avenida Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre) estará mais colorido e repleto de diversão nos próximos dias. A partir de hoje, o espaço recebe a exposição “Tarsila para Crianças”, um circuito de experiências imersivas que apresenta a história e as obras da pintora modernista Tarsila do Amaral sob a ótica do universo infantil. A mostra, que conquistou o público no Farol Santander São Paulo, está disponível para visitação de crianças e adultos na capital gaúcha até 5 de setembro.

“Tarsila para Crianças” tem a curadoria de Tarsila do Amaral (sobrinha-neta da artista), Karina Israel e Patricia Secco. O ambiente é dividido em sete temáticas com onze intervenções, entre elas a “Vila dos Sentidos”, que remete à infância da pintora na fazenda São Bernardo. No “Jardim Afetivo”, os visitantes têm experiências sensoriais e ouvem sons de elementos presentes nos quadros. Em outro espaço, as pessoas se posicionam em balanços e, conforme se movimentam, pinturas digitais são criadas no chão. Nessa área, o público pode responder a um quiz para adivinhar qual quadro está com a paleta de cores da artista.

No “Universo Tarsila”, tendo como referência a obra Cartão Postal, é possível colorir diferentes elementos, que ganham vida em uma parede interativa instalada no andar. A mostra ainda oferece o “Papo com o Abaporu”. Em frente a uma reprodução do quadro que é símbolo do modernismo brasileiro, o Abaporu convida o visitante a testar seu conhecimento sobre a obra e vida da artista em um totem touchscreen. Quadros táteis e vídeo com tradução em libras também compõem a mostra, além de tapetes interativos e espaços para fotos.

“Cada vez que vemos uma criança lá dando um sorriso, já valeu todo o esforço que a gente fez. Tenho certeza que vai ser um grande sucesso”, afirma a curadora da mostra, Tarsila do Amaral (sobrinha-neta da artista). Ela conta que foram mais de sete anos de trabalho para selecionar as obras e criar o projeto, que passou por diversas adaptações ao longo dos anos devido aos avanços tecnológicos. A curadora Patricia Secco explica que a experiência transporta o público para o universo de Tarsila. “É uma exposição sonhada a várias mãos. As obras conversam muito com o público. E saber que as crianças de Porto Alegre terão oportunidade de conhecer e interagir com elas agora é maravilhoso”, comenta.

E para Karina Israel, a visitação é uma experiência única no país. “É um projeto lúdico, de diversão e entretenimento, mas é repleto de conteúdo. As crianças vão passar bons momentos lá e também vão aprender muito”, destaca. Ela explica que o projeto é o mesmo da exibição em São Paulo, mas que o espaço de Porto Alegre proporcionou a exibição de obras em tamanhos maiores. O Farol Santander abre de terça a domingo, das 12h às 18h. Devido à pandemia, recebe 25% da capacidade de visitantes. Os ingressos para a mostra podem ser adquiridos pelo site.

*Sob a supervisão do editor Luiz Gonzaga Lopes


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895