Uma seleção de filmes franceses chega com o Festival Varilux

Uma seleção de filmes franceses chega com o Festival Varilux

Sessões começam na próxima quinta-feira

A atriz Catherine Deneuve interpreta uma mãe que tem um filho doente em 'Enquanto Vivo'

publicidade

O Festival Varilux de Cinema Francês chega a 12ª edição com exibição nos cinemas entre 25 de novembro e 8 de dezembro em várias cidades brasileiras. Serão 17 longas-metragens inéditos que formam uma seleção com gêneros e temáticas variadas, de diretores novos e consagrados. Em Porto Alegre, o festival ocorrerá na Cinemateca Paulo Amorim, no Espaço de Cinema Bourbon Country, no Cinemark Barra e no Cine Grand Café (este vai abrir quinta). Também recebem o festival o Cinema Ulysses Geremia, de Caxias do Sul, e Cineflix, de Pelotas.
Entre os inéditos, está “Enquanto Vivo”. Dirigido por Emmanuelle Bercot – vencedora de vários prêmios ao longo de sua carreira de cineasta e também como atriz – o drama também integrou a seleção oficial da última edição de Cannes e retrata um homem (Benoît Magimel) que descobre ter uma doença incurável, bem como o sofrimento da sua mãe (Catherine Deneuve) ao longo das quatro estações de um ano.
Exibido no Festival de Cannes, “Está Tudo Bem”, de François Ozon, também traz a temática de um personagem que se vê frente à morte, no caso, um idoso e sua relação com as filhas. Integram ainda a seleção “Adeus Idiotas”, de Albert Dupontel, “Paris, 13 Distrito”, de Jaques Audaiard, e “Ilusões Perdidas”, de Xavier Giannoli. A animação “A Travessia”, de Florence Miailhe, também terá sessão. 
CLÁSSICOS. A edição 2021 traz de volta às telonas dois filmes memoráveis da cinematografia francesa para compor os clássicos homenageados da mostra. São eles: “O Magnífico” e “As coisas da Vida”. 
A comédia “O Magnífico”, de 1973, é dirigida por Philippe de Broca e conta com Jean Paul Belmondo, falecido em 6 de setembro passado, aos 88 anos. Esta é uma sátira sobre filmes de espionagem. Também integram o elenco Jaqueline Bisset, Vittorio Caprioli e Jean Lefebvre. 
“As Coisas da Vida”, de 1970, é um drama romântico dirigido por Claude Sautet. Michel Piccoli, Romy Schneider, Lea Massari e Jean Bouise estão nos papéis principais. Na narrativa, um arquiteto sofre um grave acidente de carro e tem flashbacks de romances do passado.
O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura. São parceiros a Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa.

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895