Vencedores do Prêmio Açorianos de Literatura serão conhecidos hoje

Vencedores do Prêmio Açorianos de Literatura serão conhecidos hoje

Juremir Machado da Silva disputa o troféu com "História Regional da Infâmia"

Correio do Povo

Rafael Guimaraens, Antônio Xerxenesky, Airton Ortiz, Juremir Machado da Silva, Luis Dill e Robertson Frizero na disputa

publicidade

A Noite do Livro, cerimônia onde serão anunciados os vencedores do Prêmio Açorianos de Literatura 2011, será realizada nesta segunda-feira, às 20h, no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307), em Porto Alegre. Em sua 18ª edição, o evento terá a condução e apresentação artística de Humberto Gessinger, acompanhado de Vivian Schäfer, que substitui Duca Leindecker. Ele não poderá comparecer por motivo de doença.

Conforme o coordenador do Livro e Literatura da Secretarai Municipal da Cultura, Márcio Pinheiro, a feliz coincidência dos dois músicos terem lançado livros foi levada em consideração. "Pensamos numa atração que não fosse estranha ao mundo literário", afirmou Pinheiro.

Nesta noite serão consagrados dez livros, nas categorias Capa, Projeto Gráfico, Conto, Crônica, Ensaio, Especial, Infantil, Infanto-juvenil, Narrativa Longa e Poesia. Ao final, os vencedores de cada categoria concorrem ao Prêmio de Livro do Ano, no valor de R$ 10 mil. Também serão premiados dois destaques literários da Capital. A categoria Criação Literária escolherá a melhor entre obras inéditas de narrativa longa (prêmio de R$ 10 mil e publicação pela Editora da Cidade). Concorrem "Armadilha para Pedro", Marcelo Augusto Degrazia; "Em Busca do Canto da Sereia", Eny Allgayer; "Por Que os Ponchos São Negros", Roberto Schaan Ferreira.

Ao todo, foram 221 livros inscritos, 29 a mais do que 2010. "O prêmio mantém a qualidade e tenta melhorar sempre. Em quase duas décadas, os principais escritores do Estado foram premiados pelo Açorianos", observa.

Um dos destaques é a disputa na Narrativa Longa, entre "Don Frutos", de Aldyr Garcia Schlee (ARdoTempo); "Fetiche", de Carina Luft (Dublinense); e "O Centésimo em Roma", de Max Mallmann (Rocco). Em Ensaio de Literatura e Humanidades, o colaborador do Correio do Povo Juremir Machado da Silva briga pelo troféu com "História Regional da Infâmia" (L&PM), disputando com "Dicionário das Mobilidades Culturais: Percursos Americanos", de Zilá Bernd (Literalis); e "Ó Meus Amigos, Não Há Amigos!", organização de Suzana Albornoz e Eunice Piazza Gai (Movimento). No Conto, disputam "A Página Assombrada por Fantasmas", de Antônio Xerxenesky (Rocco); "Daimon Junto à Porta", de Nelson Rego (Dublinense) e "Delicadamente Feio", de Ricardo Silveira (Dublinense).

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895