Ver muita TV pode provocar problemas cerebrais, diz estudo

Ver muita TV pode provocar problemas cerebrais, diz estudo

Grupo de três mil pessoas foi acompanhado durante 25 anos

AFP

No entanto, pesquisa tem controvérsias

publicidade

Os jovens adultos que assistem muita televisão poderão ter problemas cognitivos no futuro, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira, no qual um grupo de três mil foi acompanhado durante 25 anos. 

A pesquisa destaca que os participantes que assistiam televisão mais de três horas por dia quando eram jovens correm duas vezes mais riscos de ter problemas cognitivos ao longo da vida adulta do que aqueles que são mais ativos e passam menos tempo em frente à tela. 

Um total de 3.247 adultos, entre 18 e 30 anos, foram acompanhados durante a pesquisa. Os pesquisadores avaliaram suas atividades cognitivas depois de 25 anos por meio de três provas para avaliar sua rapidez reflexiva, as funções de execução e sua memória verbal.

"Os participantes com hábitos de vida menos ativos, ou seja, com pouca atividade e muita televisão, eram mais suscetíveis a ter resultados piores nas provas cognitivas", destaca o estudo. Contudo, a memória verbal não foi afetada por uma overdose de televisão.

Andrew Przybylski, psicólogo da Universidade de Oxford que não participou da pesquisa, questionou o trabalho: "Em primeiro lugar, seus dados se baseiam em uma medição feita pelos próprios participantes do tempo que passam em frente à televisão, isto pode ser problemático". 

Os envolvidos não efetuaram provas cognitivas no início do estudo, o que permitiria ter dados de referência. Além disso, "quase um de cada três não participaram do final da pesquisa", o que fragiliza suas conclusões, lamentou Przybylski.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895