Vera Bublitz celebra 80 anos com diversos projetos

Vera Bublitz celebra 80 anos com diversos projetos

Encontros, espetáculo e oportunidades para talentos locais estão nos planos da diva da dança

Correio do Povo

Vera Bublitz dedicou sua vida para a dança no Rio Grande do Sul

publicidade

Referência no balé no Rio Grande do Sul, Vera Bublitz celebra seus 80 anos nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Em plena atividade, ela planeja diversas atividades para 2024, como um está um happy hour especial no dia 5 de março, com alunos e ex-alunos, além de viagens internacionais para levar os novos talentos da dança para se aperfeiçoarem e disputarem torneios internacionais na Europa e nos Estados Unidos. A celebração inclui ainda a apresentação do balé de repertório “Quebra-Nozes”, com convidados especiais no elenco.

Nascida em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, Vera Bublitz começou com apenas 5 anos de idade aulas com a russa Albertina Saikowska, uma mestre da dança que seguia a metodologia da lendária professora russa Agripina Vaganova. Ela estudou até os 16 anos, quando se casou com o ortodontista gaúcho Carlos Bublitz e seu mudou para o interior do Rio Grande do Sul.

Em 1966, Vera fundou sua primeira escola de balé na cidade de Cruz Alta e, em 1979, em Porto Alegre. A metodologia de Vaganova que inspirou ela e a filha Carlla a criarem um método próprio de ensino. Atualmente, Carlla é uma das diretoras do Ballet Vera Bubliz e responsável pelo Festival Internacional de Dança de Porto Alegre.

Trajetória da Escola

Além da missão de ensinar, o Ballet Vera Bublitz projeta seus talentos para o mundo. A pioneira foi Carla Körbes, que, aos 14 anos, contracenou com Peter Boal, em uma apresentação como Apollo no Brasil. Depois disso, o próprio Peter recomendou que ela fosse para Nova York se aperfeiçoar na dança. Carla, então, tornou-se aprendiz no New York City Ballet em 1999. Foi ainda primeira bailarina no Pacific Northwest Ballet e se tornou a diretora artística associada do LA Dance Project. Além de Carla Körbes, passaram pela escola e pelos ensinamentos de Vera e Carlla Bublitz bailarinos como Norton Fantinel, que atualmente é diretor artístico do Arles Youth Ballet Company, na França; Marta Bayona, do Ballet Nacional Sodre, no Uruguai; e Rejane Duarte, bailarina e professora do Dance Theater of Harlem, no Estados Unidos.

No próximo dia 16 de março, Vera Bublitz embarca para Portugal com a bailarina gaúcha Antonella Febernati Algeri, de apenas 9 anos. Talento precoce, Antonella já conquistou o segundo lugar em sua categoria em um festival na Itália, segue para um festival em Faro e para uma imersão em dança em Leiria, também em Portugal.

A seguir, o próximo roteiro internacional será em abril, na Flórida (EUA), onde Vera vai acompanhar um grupo de bailarinas na disputa do World Ballet Competition. Entre elas, Alicia Prietsch Dresch, que, em 2023, conquistou o primeiro lugar como solista e levou medalha de ouro na competição. “A cada conquista nos enchemos de orgulho por ver esses jovens talentos da dança levando o nome do Ballet Vera Bublitz para os principais palcos do mundo. A dança nos permite formar profissionais que terão sucesso nas artes e em qualquer área, pois desenvolve toda a estrutura de vida, pela disciplina que impõe, pela resiliência, pela dedicação, pelo foco. A vida de todos é transformada pela dança”, destaca Vera.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895