Vera Holtz apresenta o monólogo 'Ficções' em Porto Alegre

Vera Holtz apresenta o monólogo 'Ficções' em Porto Alegre

A temporada da montagem inspirada no livro “Sapiens”, sobre a história da humanidade, pode ser conferida de 10 a 19 de novembro no Theatro São Pedro

Correio do Povo

A premiada atriz Vera Holtz mostra toda a sua potência e versatilidade no Theatro São Pedro

publicidade

Vera Holtz apresenta o monólogo "Ficções", inspirado no livro “Sapiens”, que retoma a história da humanidade, caminhando por temas como deuses, dinheiro, nações e consciência, no  Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n). A temporada será nos dias 10, 11, 12, 16, 17, 18 e 19 de novembro, com sessões quinta, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h. Ingressos antecipados no site do TSP

A montagem conquistou sucesso de público e de crítica e rendeu 31 indicações e os prêmios Shell e APTR (Associação de Produtores de Teatro) de Melhor Atriz e de Melhor Música. Mais de 37 mil espectadores já assistiram à peça, que fez sua estreia em setembro de 2022 na capital carioca, seguiu para São Paulo em janeiro deste ano e percorreu outras cidades brasileiras.

Oportunidade de conferir a performance de Vera Holtz

Idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e escrito por Rodrigo Portella, o espetáculo parte do best-seller “Sapiens – uma breve história da humanidade”, do filósofo Yuval Noah Harari, que já vendeu mais de 23 milhões de cópias em todo o mundo. O enredo leva o público a refletir sobre a própria existência, no que é real ou inventado e no porquê a humanidade segue insegura e sem saber para onde ir.

Vera se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo, canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca e instiga a plateia e interage com o músico Federico Puppi – autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco. 

“Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, destaca a atriz. “O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada”, completa Vera.

Sapiens – uma breve história da humanidade

Publicado em 2014, o livro de Harari afirma que o grande diferencial do homem em relação às outras espécies é sua capacidade de inventar, de criar ficções, de imaginar coisas coletivamente e, com isso, tornar possível a cooperação de milhões de pessoas – o que envolve praticamente tudo ao nosso redor: o conceito de nação, leis, religiões, sistemas políticos, empresas etc. Mas também o fato de que, apesar de sermos mais poderosos que nossos ancestrais, não somos mais felizes que esses. Partindo dessa premissa, o livro indaga: estamos usando nossa característica mais singular para construir ficções que nos proporcionem, coletivamente, uma vida melhor?

Rodrigo Portella criou um jogo teatral em que a todo momento o espectador é lembrado sobre a ficção ali encenada: “Um dos principais objetivos é explorar o sentido de ficção em diversas direções, conectando as realidades criadas pela humanidade com o próprio acontecimento teatral”, resume.

Serviço
Ficções
Temporada: 10, 11, 12, 16, 17, 18 e 19 de novembro 
Horário: Quinta, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h
Onde: Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n), no Centro Histórico


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895