Violinista brasileiro vence prêmio na Áustria

Violinista brasileiro vence prêmio na Áustria

Guido Sant'Anna, 17 anos, venceu o X Concurso Internacional de Violino Fritz Kreisler

Guilherme Freling*

Nascido em Parelheiros, Zona Sul de São Paulo, Guido iniciou estudos do instrumento aos 5 anos, inspirado pelo irmão

publicidade

O violinista brasileiro Guido Sant'Anna, 17 anos, que em julho esteve na Capital para concerto com a Ospa, venceu domingo o X Concurso Internacional de Violino Fritz Kreisler (Áustria). O 2º lugar foi dividido entre Rino Yoshimoto (China) e Michael Shahan (Israel). A final foi na sala Musikverein, com transmissão pelo YouTube. Além do prêmio em dinheiro (+ de R$ 100 mil), ele ganha contrato de álbum com a gravadora Naxos (Hong Kong) e tour de concertos com convites para tocar na Lituânia, Rússia, Itália, e possibilidade de apresentação com a Filarmônica de Viena.

O spalla da Ospa, Emerson Kretschmer, comemora a conquista e afirma que Guido está à altura de grandes nomes da música brasileira como Antonio Meneses e Nelson Freire. "Guido tocou um Brahms cheio de nuances, cores, digno dos grandes violinistas internacionais", afirma. "Foi um artista no palco". A conquista fica mais impressionante por Guido estar usando um instrumento que não está habituado. Segundo o violinista Alessandro Borgomanero, o menino tocou com um Stradivarius emprestado pelo luthier Marcel Richter, de Viena, porque seu Iorio, de 1833, apresentou chiado dias antes da final.

Acompanhado da Orquestra Sinfônica da Rádio de Viena e sob a regência de Alexandre Joel, Guido apresentou o “Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior”, Op. 77”, de Johannes Brahms. Segundo Emerson, a conquista abre “porta gigante” a outros violinistas brasileiros. “Não lembro de nenhum outro violinista brasileiro ter chegado tão longe”, diz. A pianista brasileira indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Clássica, Erika Ribeiro comemorou: “Orgulho define”. Cármelo de los Santos, violinista gaúcho e professor na Universidade do Novo México (EUA), destacou a precocidade de Guido. “Uma maturidade para muito além da sua idade”, publicou.

Nascido em Parelheiros, Zona Sul de São Paulo, Guido iniciou estudos do instrumento aos 5 anos, inspirado pelo irmão. Aluno de Elisa Fukuda e bolsista da Fundação Cultura Artística de SP, Guido, em 2018, foi finalista do Concurso de Internacional Yehudi Menuhin, ficando em 6º. 

* Supervisão Luiz G. Lopes


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895