Virada Sustentável promove atividades gratuitas em Porto Alegre

Virada Sustentável promove atividades gratuitas em Porto Alegre

Quarta edição do evento começa nesta sexta e vai até domingo

Correio do Povo

Ecoponto da Redenção terá intensa programação

publicidade

A 4ª edição da Virada Sustentável de Porto Alegre começa nesta sexta-feira, apresentando 175 atrações culturais e atividades gratuitas até domingo. A abertura oficial será no Theatro São Pedro (Pça. Marechal Deodoro, s/nº), às 9h, com o início do Seminário POA Inquieta, que vai debater alternativas de futuro para a cidade. A partir de então, oficinas, espetáculos musicais, teatrais e circenses, mostras de cinema, feiras de inovação, saraus e exposições de artes visuais, entre outros, poderão ser conferidos nesses três dias de evento. 

Entre os destaques da programação estão a 3ª Semente - Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade e a exposição "O Mundo em Movimento". Com curadoria de Luiza Lins, a mostra de filmes ocorre na Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736) e em escolas da rede pública de ensino. O projeto vai exibir 18 títulos brasileiros, com entrada gratuita, entre os quais o premiado "A Piscina de Caíque", que conscientiza o público infantil sobre a importância da economia de água. Já a exposição traz 120 imagens de fotógrafos de Argentina, Brasil, Colômbia, França, Portugal, Itália e Suíça. As fotos estarão expostas no Ecoponto do Parque da Redenção e retratam os deslocamentos humanos, as alegrias, esperanças e dores dos migrantes, bem como as transformações culturais e sociais que acontecem nos lugares que os acolhem. 

Na área musical, Edu Meirelles e Cristian Sperandir Grupo estão entre as atrações da Serenata Iluminada, que ocorre no sábado, na Redenção. Na agenda também estão apresentações de As Tubas, na Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736), e de Mário Falcão, do grupo Ortácio, Borghetti, Salazar e Poty e da Orquestra Villa-Lobos, na Associação Cultural Vila Flores (R. São Carlos, 753). A programação completa está disponível no site.

O objetivo principal da Virada Sustentável é chamar a atenção para as diversas questões de sustentabilidade, adotando como referência a Agenda 2030 da ONU com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desta forma, os principais temas desta edição serão a redução das desigualdades sociais (em especial as questões dos imigrantes e refugiados), o consumo consciente, saúde e bem-estar, parcerias, igualdade de gêneros e mudanças climáticas. 

Para abranger todos os assuntos, o evento criou 11 roteiros - as Trilhas -, que agrupam as atividades por interesses específicos. Do total de atividades, 157 foram escolhidas por meio de um edital de adesões e serão realizadas de forma autônoma, por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas. Conforme estimativas da organização, mais de mil pessoas estarão diretamente envolvidas na realização destas atividades.

Neste ano, a maior parte da programação ocorrerá em cinco Ecopontos principais da Capital: Associação Cultural Vila Flores (Rua São Carlos, 759), Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), Centro Cultural da UFRGS (Campus Central - Rua Eng. Luiz Englert, 333), Parque da Redenção e Praça Júlio Mesquita e Orla Moacyr Scliar. Contudo, atrações culturais descentralizadas poderão ser conferidas em diferentes locais e bairros. 


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895