Virada Sustentável tem "Noite Iluminada" no sábado

Virada Sustentável tem "Noite Iluminada" no sábado

Ponte de Pedra será cenário de ações culturais, como shows de Choros de Balcão e Elias Barboza Quinteto e projeções sobre José Lutzenberger

Correio do Povo

Ponte de Pedra, no Largo dos Açorianos

publicidade

Com luzes iluminando a noite no Largo dos Açorianos e a projeção de um vídeo sobre José Lutzenberger na Ponte de Pedra, a Virada Sustentável POA 2022 dá sequência a sua programação de atividades culturais e socioambientais no próximo sábado, dia 19 de novembro, em Porto Alegre. O evento Noite Iluminada começa às 17h, com apresentações de chorinho e observação da obra “Guri do Arroio”, do artista Roberto Freitas.  Gratuito. 

"A Noite Iluminada é um convite aos cidadãos a se conectarem com o Largo Açorianos, um dos belos espaços públicos de Porto Alegre, ao anoitecer. Curta fim de tarde de música ao vivo e, depois, a iluminação cênica na praça e uma projeção artística audiovisual na Ponte de Pedra sobre a revolução ecológica de José Lutzenberger", explica Júlia Caon, curadora e organizadora da programação da Virada.

Domingo, dia 20 de novembro

No domingo, no Parcão, será realizada apresentação da Orquestra Villa-Lobos, com o espetáculo “Bituca”, uma homenagem a Milton Nascimento no mês em que o grande artista se despede dos palcos. São 12 músicas do repertório do compositor, incluindo sucessos como “Maria, Maria”, “Coração de Estudante” e “Nada Será Como Antes”. São 25 músicos da orquestra e alguns convidados, regidos e dirigidos pela maestrina Cecília Silveira. 

Também no domingo, na Orla do Guaíba, será realizada a segunda edição da Taça Integração. São cinco times que participam de uma competição de futebol 7, a partir das 9h. Participarão equipes formadas por senegaleses, haitianos, representantes da Vila Planetário, do Areal da Baronesa e do Morro da Cruz.

A programação da Virada é distribuída em três finais de semana (12 e 13, 19 e 20, 26 e 27/11), sendo concebida para diferentes públicos. Está pautada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, principalmente os objetivos Redução das Desigualdades (10), Consumo e Produção Responsáveis (12) e Ação Climática (13). São mais de 50 atividades, que incluem debates, shows, oficinas e instalações artísticas em diferentes pontos da Capital. O evento envolve a participação de organizações da sociedade civil, artistas, órgãos públicos, empresas, escolas e universidades, coletivos de cultura e movimentos sociais.

Programação 

Largo dos Açorianos - Noite Iluminada - Sábado (19/11)

“Guri do Arroio” - de autoria de Roberto de Freitas e feita com aproveitamento de sacolas plásticas, a obra retrata, em escala ampliada (3m), a figura de um menino pescando às margens do Guaíba.  

Apresentação de chorinho, com Choros de Balcão - Uma Linha Histórica Musical (17h), Elias Barboza Quinteto (18h) e Caindo no Choro (19h30min)

A partir das 19h40min, Luzes no Largo dos Açorianos e, às 20h30min, projeção na Ponte de Pedra de vídeo sobre o ambientalista José Lutzenberger, da artista Jana Castoldi

Parcão - Domingo (20/11)

15h às 17h MOSTRA 360º ARTISTAS DO FUTURO 2022, que consiste em uma exposição de artes visuais a partir do olhar ancestral de jovens de periferia da cidade de Porto Alegre, que busca trazer narrativas visuais em contextos em que a arte também deve ser encontrada. Pelo programa QUEBRADA CONSERTA, desenvolvido pela Persepolis Escola Livre, também serão coletados resíduos eletrônicos (computadores, celulares, notebook e monitores), para serem recondicionados.

18h Orquestra Villa-Lobos apresenta "Bituca", em homenagem a Milton Nascimento

Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema na América Latina e um dos maiores do mundo. Ocorre em diferentes cidades do país e, em 2019, foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895