"Xaxados e Perdidos" é o vencedor do Prêmio Açorianos de Música

"Xaxados e Perdidos" é o vencedor do Prêmio Açorianos de Música

Disco de Simone Rasslan foi o melhor de 2012, além de prêmios de Disco de MPB, Intérprete e Arranjador

Luiz Gonzaga Lopes / Correio do Povo

Prêmio Açorianos de Música foi uma grande festa de homenagens à história da música gaúcha

publicidade

Foi uma grande festa de homenagens à história da música gaúcha e de reconhecimento aos melhores trabalhos em música do ano passado o Prêmio Açorianos de Música 2012, realizado na noite desta terça-feira no Auditório Araújo Vianna. A cerimônia, que teve duração de 2h40min, com a entrega de 34 troféus, acabou premiando o trabalho "Xaxados e Perdidos", de Simone Rasslan, como o Disco do Ano. Antes o álbum já havia levado o prêmio de Disco de MPB, Intérprete de MPB para a própria Simone e de arranjador para Simone, Beto Chedid e Álvaro RosaCosta.

A história da música gaúcha foi marcada pelo menos três ações da noite. A primeira foi com apresentações de músicas registradas na década de 10 no século passado, rendendo homenagens à Casa Eléctrica, gravadora e fabricante de gramofones gaúcha que completaria 100 anos em 2013. A segunda foi as Menções Especiais para Mutuca Weyrauch, pelos 45 anos de carreira; pelo Opinião, bar, casa de espetáculos e também produtora pelos 30 anos de atividade; Orquestra Villa-Lobos, pelo Projeto Social Musical; e Projeto Tamburilando Canções de Felipe Azevedo. O momento de emoção ficou reservado para as homenagens a dois pilares da tradição do Estado, Adelar Bertussi e Telmo de Lima Freitas, ambos pelo conjunto da obra.

Nos prêmios para gêneros, além da MPB, o destaque da categoria Erudito foi o CD "Além", de Vagner Cunha, que recebeu os prêmios de Compositor e Disco. Na categoria Instrumental, o destaque foi Luizinho Santos e Octeto por seu "Almanaque Popular", com prêmio de Intérprete e Instrumentista para o próprio Luizinho. Na categoria Pop, o prêmio de Disco foi para a banda Estado das Coisas pelo álbum "Estado das Coisas", mas o registro "A Ordem Natural das Coisas", de Luciano Albo", recebeu dois prêmios: Compositor (Luciano Albo) e Instrumentista (Luciano Leães). Na categoria Regional, Luciano Maia e Gujo Teixeira, com seu "Cordeona-me" paparam três dos quatro prêmios: Disco; Compositor e Instrumentista, ambos para Luciano Maia)

A noite ainda destacou como DVD Do Ano, o trabalho “Renato Borghetti Quarteto Europa” de Renato Borghetti Quarteto; como Espetáculo do Ano, a ópera “Dido e Enéias”, do Projeto Ópera na UFRGS; como Disco Infantil, “Par Ou Ímpar Ao Vivo” de Kleiton & Kledir e Grupo Tholl; como Produtor Musical, Fabio Mentz por “Fabio Mentz Album”; o Projeto Gráfico de Clô Barcellos/Libretos e Claudio Levitan por "It's A Clown Music!" de Bandinha Di Da Dó; a Revelação do Ano, Ale Vanzella por “Indie Bossa”. A lista completa dos premiados está no site da SMC.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895