Zeca Pagodinho é atração deste sábado do Auditório Araújo Vianna

Zeca Pagodinho é atração deste sábado do Auditório Araújo Vianna

Cantor e compositor carioca traz o embalo do samba em show com canções de 40 anos de carreira

Correio do Povo

Zeca Pagodinho apresenta os seus sucessos neste sábado em Porto Alegre

publicidade

Zeca Pagodinho, uma das figuras mais carismáticas da música brasileira, vai se apresentar novamente em Porto Alegre. O cantor e compositor, que recentemente completou quatro décadas de carreira e tem no currículo sucessos do tamanho de “Deixa A Vida Me Levar”, “Verdade” e “Camarão que Dorme a Onda Leva”, estará no palco do Auditório Araújo Vianna (Parque Farroupilha, 685), neste sábado, dia 11, às 21h. Os ingressos estão disponíveis na Sympla.

Somando 36 títulos na sua discografia e mais de 12 milhões de cópias vendidas, Pagodinho também é conhecido pelas suas inúmeras colaborações musicais. Premiado quatro vezes com o Grammy Latino, ele foi tema do samba-enredo da Grande Rio no Carnaval 2023. Seu trabalho de estúdio mais recente, chamado “Mais Feliz”, com 14 faixas saiu em 2019 e foi impulsionado pelo single “O Sol Nascerá (A Sorrir)”, releitura de Cartola.

Batizado Jessé Gomes da Silva Filho, Zeca nasceu no Irajá, em 1959. Desde cedo já trocava as aulas por uma boa roda de samba. Por isso, não quis mais saber de escola depois da quarta série. Nos anos 70, o partido-alto começava a se tornar uma febre nos subúrbios do Rio e Zeca se virava como podia: foi feirante, camelô, office boy e anotador de jogo do bicho. Dessa época, surgiram amigos importantes, como Sérvula, Dorina, Monarco, Mauro Diniz, Almir Guineto, Bira Presidente, Beto Sem Braço e Arlindo Cruz.
Pagodinho se estabeleceu como versador de respeito nos anos 80. Com o flautista Cláudio Camunguelo, teve a primeira música gravada, “Amagura”. A faixa entrou no segundo disco do grupo Fundo de Quintal. A aproximação levou Zeca para perto de Beth Carvalho, que registrou o seu primeiro sucesso, “Camarão que Dorme a Onda Leva”. 

O sambista lançou o seu primeiro álbum solo em 1986. “Zeca Pagodinho” emplacou os sucessos “Coração em Desalinho”, “Judia de Mim” e “Brincadeira tem Hora”, atingindo a marca de um milhão de cópias vendidas. De contrato assinado com as gravadoras mais importantes do país, o cantor soltou outros sete LPs, entre 1987 e 1993.

“Deixa Clarear”, que saiu em 1996, trouxe alguns dos maiores hits da sua trajetória, como “Verdade”, “Conflito”, “Não Sou Mais Disso” e “Jiló com Pimenta”. Os discos seguintes – como “Hoje É Dia de Festa” (1997) e “Deixa a Vida Me Levar” (2002) – estabeleceram o artista como um dos maiores nomes da música brasileira de todos os tempos. Em 2013, o cantor comemorou os seus 30 anos de carreira com o CD/DVD “Multishow Ao Vivo: Vida que Segue”. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895