Como preservar as fantasias utilizadas no Carnaval

Como preservar as fantasias utilizadas no Carnaval

Especialista têxtil destaca cuidados simples para aumentar a vida útil das peças

Correio do Povo

Fantasias fazem parte da folia para adultos e crianças no Carnaval

publicidade

Conhecido mundialmente, o Carnaval é uma das maiores festas do Brasil e reúne diversas pessoas. Seja em bailes, bloquinhos, desfiles ou até mesmo em casa, as fantasias fazem parte da folia para adultos e crianças. E para quem quer reaproveitar itens guardados que foram utilizados em outras ocasiões, uma das estratégias é investir em cuidados simples que auxiliam na durabilidade das peças por mais tempo.

Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec, dá dicas de como cuidar das fantasias feitas de diferentes materiais e tecidos, seja focada em personagens, com aplicação de detalhes como glitter e lantejoulas ou até mesmo feita de tule. Confira:

Busque cuidados especiais conforme o tecido

No Carnaval, tudo é possível quando se trata de criatividade na hora da caracterização. Por isso, evite colocar na máquina de lavar as fantasias que são fabricadas em fibras leves ou pedrarias, aplicações, bordados e lantejoulas, para não danificar a peça e os detalhes.

Vale lembrar que as plaquinhas e fantasias em materiais escolares, como EVA e papel crepom, não são laváveis, por isso, o cuidado em caso de reutilização depende apenas da forma de uso.

Caso suje nas festas, limpe o quanto antes

Para prolongar a vida útil da fantasia e evitar danos futuros, caso caia alguma substância como bebidas, molhos, maquiagens, sprays coloridos para o cabelo e até as tradicionais espumas de festa no tecido, é importante remover o excesso com um guardanapo ou pano branco seco e limpo. Evite utilizar produtos caseiros, pois pode danificar as fibras e piorar a mancha, fazendo com que fique mais difícil de removê-la.

Armazene a fantasia separada de outras roupas

Como as peças não são utilizadas com muita frequência, a recomendação é guardá-las separadamente das demais roupas e em uma gaveta ou saco de TNT para que não amassem ou até mesmo que danifiquem. Para as fantasias que contém penas, o melhor é guardar em caixas que possibilitem ficar bem abertas, nunca amassar ou dobrar nenhuma parte.

Guarde as peças sempre limpas

As fantasias devem ser sempre guardadas limpas, pois fatores como suor e desodorante, por exemplo, podem acarretar manchas. Quando se guarda um item com sujidade, com o passar do tempo fica cada vez mais difícil retirar a mancha, pois fica mais persistente e danifica as fibras. Para evitar também o aparecimento de mofos ou amarelados, uma vez a cada três meses, tire a peça do guarda-roupa e deixe arejar na sombra. Alguns detalhes podem desbotar se ficarem expostos no sol.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895