Confira 10 dicas para cuidar dos vestidos de festa

Confira 10 dicas para cuidar dos vestidos de festa

Sugestões ajudam a prolongar a vida útil das peças, além de manter a cor e a qualidade da fibra do tecido

Correio do Povo

publicidade

Maio, conhecido como o mês das noivas, é marcado por um período de muitas festas e recepções de casamentos. Os eventos pedem um traje social, influenciando a compra de vestidos que são usados em uma única ocasião ou proporcionando uma oportunidade de usar aquele traje guardado. Neste caso, é recomendado que haja um tratamento, pois este tipo de peça costuma ficar no guarda-roupa por um longo período e se for armazenada da forma incorreta, pode estar danificada e até mesmo amarelada. 

Normalmente, os vestidos são fabricados com tecidos delicados, detalhes em renda, bordados, transparência, pedrarias e outros atributos que demandam um cuidado especial. Diante disso, a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, separou 10 dicas de como cuidar e armazenar de forma correta vestidos e outras vestimentas que compõem o look festa. Confira:

1- Como preservar no armário?

Ao armazenar o vestido, evite a claridade da iluminação artificial (lâmpada) se houver luz direta na roupa, pois isso pode descolorir a peça e deixá-la amarela. A cada três meses, recomenda-se tirar o item do guarda-roupa e colocar para tomar sol e arejar. É importante guardar a roupa sempre limpa e em sacos de TNT, nunca em capas de plástico, que podem contribuir com a proliferação de mofo ou causar manchas com o passar do tempo. 

2- Se manchar, qual ação imediata tomar para evitar danos?

Para evitar danos futuros aos vestidos, é importante remover o excesso do produto com um guardanapo ou pano branco, sempre seco e limpo. Não é necessário utilizar produtos caseiros, como o vinagre, por exemplo. Por se tratar de tecidos geralmente mais delicados, o correto é enviar para uma lavanderia especializada para que os profissionais possam fazer o processo de retirada de manchas com as técnicas e produtos adequados.

3- Pode passar?

Depende do tipo de tecido de cada vestido. Em alguns casos, o ferro não pode estar em uma temperatura muito quente, pois pode danificar a peça. É necessário se atentar aos adereços, por isso é importante verificar a etiqueta, seguindo as orientações com relação à passadoria e temperatura do ferro. 

4- O que fazer se ele mofar? O que fazer para não amarelar?

É importante armazenar o vestido sempre limpo para evitar o mofo. Se a peça estiver mofada, o ideal é lavar com cuidado e produtos específicos. Os produtos neutros são os mais indicados, sendo necessário levar em conta o tipo de tecido e as fibras mais delicadas. 

5- O que fazer para tirar manchas?

Caso o vestido esteja manchado, não se deve usar produtos clorados e utilizar o mesmo procedimento dos cuidados de peças mofadas. Neste caso, o ideal é procurar uma lavanderia profissional. Um dos principais erros é utilizar o vestido e guardá-lo sem efetuar a limpeza após o uso, por achar que está limpo. O suor, por exemplo, é um dos causadores de manchas em diversos tecidos.

6- E para tirar cheiros?

Dentro do armário, coloque capturadores de odor que são vendidos em mercados tradicionais. Além disso, coloque a peça para tomar sol, mas não deixe o dia inteiro em exposição, pois isso pode danificá-la.

7- Qual a melhor forma de lavar?

Cada peça precisa ser avaliada por um profissional para verificar como ela deve ser higienizada. Dependendo do tecido e da fibra, existe uma indicação e é importante verificar as especificidades de cada uma delas na etiqueta. Existem diferentes tipos de lavagens: a limpeza com água, que é mais conhecida, e a limpeza a seco. 

8- Como tirar manchas de suor e de desodorante?

Marinês Cassiano ressalta que isso também depende do tipo do tecido do vestido. Se for uma peça feita em seda, não pode ser lavada na água quente, somente com detergente neutro. O aconselhado é nunca guardar a peça suja, sem remover as manchas, pois isso compromete o tecido, podendo causar manchas que são mais difíceis de serem retiradas.

9- Como evitar que o tecido “apodreça”, resseque e fique mais frágil?

Dentre todos os cuidados citados acima, para que a peça não danifique, colocar no sol de forma periódica auxilia bastante neste processo. Além disso, é imprescindível seguir as orientações de armazenamento e conservação da peça, assim o vestido estará sempre com aspecto de novo. Uma alternativa é investir em serviços de revitalização em lavanderias. 

10- Como limpar e higienizar itens de camurça?

As peças de camurça necessitam de uma atenção especial constante, que também pode variar de acordo com a sua utilização, pois trata-se de um material poroso de superfície veludínea e permeável. O tecido de camurça, se for lavado incorretamente, pode ocasionar riscos e manchas. O aconselhável é que itens de camurça sejam encaminhados, ao menos uma vez ao ano, a uma lavanderia. Por ser sensível, a camurça não pode ser exposta à luz, seja ela natural ou artificial, pois pode desbotar com maior facilidade. Os sacos plásticos são os grandes vilões das roupas de camurças, e o ideal é utilizar capas de TNT porque são vazadas e permitem a entrada de ar e, assim, evitam o aparecimento de mofo.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895