Evento em Porto Alegre debate o protagonismo das mulheres no universo da tecnologia

Evento em Porto Alegre debate o protagonismo das mulheres no universo da tecnologia

Mesa redonda aconteceu no Instituto Caldeira, por meio de uma parceria do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre com o governo do RS

Nicole Silva

Lisiane Lemos, Nancy Wang e Aline Barbosa participaram da mesa redonda

publicidade

Um grupo de mulheres se reuniu nesta quinta-feira, 21, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, para participar do Meetup para Mulheres em Tecnologia com Nancy Wang, fundadora e CEO da Advancing Women In Tech (AWIT). Entre as convidadas estavam as secretárias Lisiane Lemos, da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas Públicas de Equidade, e Simone Stülp, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, ambas do Governo do Rio Grande do Sul.

O evento foi realizado por meio de uma parceria do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre com o governo do Estado, e apoio do Instituto Caldeira e South Summit Brazil. A mesa-redonda também integra a programação das comemorações dos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.

“Quando eu vejo um auditório lotado de mulheres, que nunca tiveram nesse espaço, vindo no evento, eu penso que é por isso que a gente acorda todos os dias”, observou a secretária Lisiane Lemos. Segundo ela, o encontro propiciou espaço de segurança para fazer perguntas e troca de ideias. O objetivo foi debater inovação, empreendedorismo e protagonismo.

Para além de inclusão, educação digital e lideranças femininas, a secretária, que é ex-Google e Microsoft, falou sobre a trajetória da sua carreira. Ela destacou a importância da diversidade nas empresas. “Eu comecei a sonhar com a carreira de tecnologia quando tive um entrevistador negro", disse, reforçando que é importante ver figuras diversas nos espaços. O desenvolvimento, em diversos aspectos, só acontece em ambientes onde há pluralidade.

Impulsionando mulheres na indústria de tecnologia

A norte-americana Nancy Wang lidera iniciativas para acelerar carreiras de mulheres e grupos pouco representados em tecnologia como forma de preencher lacunas de diversidade. Com o intuito de promover mais mulheres a cargos como o dela, ela fundou, em 2017, a AWIT, que já treinou 35 mil alunas em habilidades necessárias para a indústria de tecnologia.

“Vocês podem fazer o que vocês quiserem, desde que vocês tenham paixão por isso”, aconselhou a executiva, apesar da realidade onde meninas e mulheres são sempre desafiadas quando o assunto é protagonismo.

Para aquelas que desejam entrar no ramo da tecnologia, ela acredita que é necessário apenas deixar acontecer. “Se coloquem lá. Conheçam pessoas. Para crescer na carreira, parte do que significa ser executiva e líder, são os relacionamentos que você constrói. A comunidade que você inspira. Nunca é cedo ou tarde demais pra entrar nesses espaços”, finaliza.

“Gurias da Inovação”

As vencedoras do “Gurias da Inovação”, fruto de uma parceria entre a Seduc – por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suepro) – e o Sebrae-RS, com o objetivo de estimular ideias inovadoras e fomentar o protagonismo feminino, também contaram suas experiências no painel.

As estudantes da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, de São Leopoldo, venceram com o "Agaia”, projeto para monitoramento e alerta de deslizamento de solo. O dispositivo permite monitorar e alertar as comunidades para o risco de deslizamento de terra durante o período de fortes chuvas.

*Sob supervisão de Camila Souza


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895