Glitter vencido vira hit de maquiagem em rede social; veja perigos do uso e como substituí-lo

Glitter vencido vira hit de maquiagem em rede social; veja perigos do uso e como substituí-lo

Vídeos postados no TikTok tiveram milhões de visualizações; entenda como o produto pode ser prejudicial à saúde da pele

R7

Vídeos postados no TikTok tiveram milhões de visualizações

publicidade

Nas redes sociais, surgem muitas trends legais, e responsáveis por viralizar produtos maravilhosos. Porém, às vezes, os internautas se colocam em situações de risco sem saber.

Recentemente, um glitter em pó da linha Capricho para O Boticário viralizou no TikTok — o produto é um lançamento antigo da marca, que não está mais disponível para venda. Os vídeos postados tiveram mais de oito milhões de visualizações.

Algumas jovens acharam o brilho — que foi febre na época em que foi lançado —, em casa, e publicaram imagens relembrando outras internautas do efeito incrível da sombra.

Foi uma "memória afetiva desbloqueada", e quem tinha o ítem no acervo quis testar também. O problema é que o produto não está mais dentro da validade.

Um vídeo, com 7,8 milhões de visualizações, mostra um potinho do brilho que havia vencido em 2010. Em outra postagem, com mais de 130 mil curtidas, o perfil oficial de O Boticário alertou com bom humor que as pessoas precisam ter cuidado.

A dermatologista Camila Rosa explica como o perigo começa: "Os cosméticos expostos à umidade, oxigênio, calor, luz solar sofrem degradação. Isso pode favorecer a contaminação ao longo do tempo", diz a médica.

O uso de produtos vencidos pode gerar infecções na pele, já que, com o tempo, os conservantes ficam ineficazes. As makes podem irritar os olhos, a pele, e gerar dermatites e edemas.

Quando questionada se é realmente necessário seguir a validade indicada na embalagem, ou se existem outros indícios que fazem com que o produto, mesmo vencido, possa continuar seguro, a médica respondeu: "A validade indicada na embalagem leva em conta muitos fatores [listados acima], por isso, é super importante que ela seja seguida".

A dermatologista ainda alerta que os produtos para a região dos olhos são mais perigosos de serem usados quando vencidos. 

Porém, as amantes de maquiagem precisam ficar atentas o tempo todo com os cosméticos usados. "Algumas vezes, o produto muda de aspecto antes do prazo de validade, nesses casos, se não for informado que essa mudança é normal, ele deve ser descartado mesmo antes do prazo indicado. Após o fim do prazo de validade, o produto não está mais apto para uso, porque as concentrações de ativos em uma fórmula já não são garantidas", completa a médica. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895