Nutricionista alerta sobre cuidados com a alimentação nas festas juninas

Nutricionista alerta sobre cuidados com a alimentação nas festas juninas

Excesso no consumo de alimentos típicos podem causar problemas de saúde

Correio do Povo

publicidade

O mês de junho chegou e, com ele, as festas juninas, nas quais as pessoas se deliciam com diversas opções de alimentos típicos deste período. No entanto, nem sempre esses pratos tradicionais são saudáveis. Pensando nisso, a nutricionista do Grupo CCG Saúde e coordenadora do Departamento de Nutrição e Dietética do Hospital Humaniza, Thaís Lima Sarmento, alertou sobre os excessos no consumo de alimentos neste período do ano.

“Para não exagerar nas quantidades, não vá para as festas de barriga vazia. A chance de comer mais que o necessário, quando estamos famintos, aumenta muito. Além disso, coma devagar, saboreando os alimentos. O processo de mastigação bem realizado é fundamental para o nosso cérebro receber a informação da saciedade”, afirma a nutricionista.

Thaís ressalta que existem soluções para quem se preocupa com a boa forma e busca uma rotina saudável nessa época festiva e com alimentos em abundância. Pensando nisso, a especialista separou algumas dicas para quem quer aproveitar as delícias da festa, mas sem exagerar na comida:

  • Não leve para casa potinhos com o que sobrou da festa. Ter em casa e à disposição muitas guloseimas, aumenta as chances de excesso;
  • Encaixe rotinas de alimentação saudável e atividade física entre uma festa e outra;
  • Opte por porções pequenas das comidas ofertadas e não exagere nas quantidades;
  • Escolha sempre as receitas com ingredientes mais saudáveis, como aveia;
  • Prefira as receitas caseiras às industrializadas. Produtos industrializados e prontos para o consumo têm aditivos químicos que podem prejudicar a saúde;
  • Beba bastante água;
  • Os diabéticos não precisam ficar de fora desta festa, mas precisam utilizar o adoçante no lugar do açúcar comum nas receitas que levam esse ingrediente.

A especialista reiterou a importância do nutricionista para personalizar uma dieta de acordo com as preferências alimentares de cada indivíduo. “É recomendável que uma nutricionista seja consultada para a elaboração de um plano alimentar que atenda todas essas necessidades. A nutricionista é uma profissional especializada que pode entender as dificuldades e necessidades de cada indivíduo e saberá auxiliar com dicas e sugestões sobre alimentação que se encaixam melhor na rotina de cada pessoa” finaliza.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895