Oscar 2023: especialista analisa looks do tapete vermelho

Oscar 2023: especialista analisa looks do tapete vermelho

Designer Mariana Castro destaca que a premiação foi marcada por uma diversidade de looks e marcas

Camila Souza

publicidade

Brilho, fendas, cores neutras e pretinho básico. As celebridades que passaram pelo tapete vermelho (que neste ano foi champanhe) da 95ª edição do Oscar neste domingo apresentaram uma diversidade de estilos, com roupas mais discretas em relação aos anos anteriores. Para Mariana Castro, professora de Design de Moda da ESPM de Porto Alegre, a variedade de marcas e de looks foram o destaque do tapete vermelho. 

Quem esperava ver as atrizes roubando a cena com vestidos extravagantes se surpreendeu. A especialista faz uma comparação com outros eventos e ressalta que o Oscar está ganhando um tom mais comedido: “Tivemos looks diferentes entre si, mas talvez estejam deixando os mais espalhafatosos para o Met Gala, o que faz todo o sentido, porque é um evento de moda, e esse é um evento de cinema. O mais importante neste momento são os filmes.”

Mas não é preciso usar roupas e acessórios exagerados para atrair holofotes no “red carpet”. Cate Blanchett, que concorreu na categoria de Melhor Atriz por seu protagonismo no longa "Tár", foi uma das atrizes que se destacou na noite mais importante do cinema usando Louis Vuitton. “O fato de ela estar com dois tons deu uma quebrada na formalidade. Isso demonstra que o Oscar não é tão espalhafatoso. A mensagem que eu tive ali foi dessa elegância não tradicional”, comenta a designer. 

Cate Blanchett mesclou preto e azul em um look Louis Vuitton | Foto: Mike Coppola / Getty Images North America / Getty Images via AFP

Com um look mais chamativo, mas longe de ser um exagero, quem também chamou a atenção foi Angela Bassett. A atriz, que estava na disputa da categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, usou um vestido roxo da Moschino, que foi um dos grandes acertos da noite, de acordo com Mariana Castro.


Angela Bassett foi um dos destaques usando vestido da Moschino | Foto: Arturo Holmes / Getty Images North America / Getty Images via AFP

Mesmo com o branco dominando os looks, o pretinho básico também apareceu bastante no tapete vermelho. Lady Gaga, Rihanna, Elizabeth Olsen e Nicole Kidman foram algumas das celebridades que apostaram na cor tradicional e acertaram na escolha.

Mas nem só de acertos é feita uma celebração como o Oscar. Para a professora Mariana, o vestido branco usado pela cantora Tems foi um dos mais infelizes da noite. Isso porque ele tinha um adereço enorme que, certamente, atrapalhou a visão de quem estava atrás durante a premiação. “Achei um egoísmo da parte dela”, brincou a designer. 


Cantora Tems ousou em um vestido branco | Foto: Emma McIntyre / Getty Images North America / Getty Images via AFP

Jessie Buckley, atriz de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, ousou em um vestido preto que gerou algumas críticas nas redes sociais. Mas Mariana traz um ponto de vista diferente em relação à escolha do look. “Entra no contexto da loucura que é o filme. Apesar de ser espalhafatoso, ter muito bordado, não atrapalhou ela. Ela conseguiu se movimentar e isso é muito importante também. Sou da teoria de que a gente não pode abrir mão do conforto pro visual. Acho que é um exemplo de look espalhafatoso que ficou no limite”, avalia. 

Atriz Jessie Buckley apostou em um look preto mais extravagante | Foto: Valerie Macon / AFP

A professora explica que alguns pontos devem ser levados em consideração para analisar os looks e apontar erros e acertos: quem está vestindo, o conforto e o contexto do evento. “Não é uma única coisa. Tudo pode ser bom ou ruim, depende do contexto, e isso vale para o Oscar também”, afirma.

 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895