Saiba como a vitamina B12 pode trazer benefícios para a pele

Saiba como a vitamina B12 pode trazer benefícios para a pele

Quando aplicado diretamente na pele, o nutriente pode reduzir vermelhidão, coceira e sensibilidade

Correio do Povo

publicidade

Os benefícios da vitamina B12 são amplamente conhecidos, especialmente quando relacionados ao combate da anemia, fadiga, melhora do sistema nervoso e do funcionamento da memória. Já na estética, a vitamina é muito conhecida pelo fortalecimento de unhas e cabelos. Mas, além disso, estudos apontam que este nutriente também traz diversos benefícios para a pele quando usado de forma tópica (diretamente na pele) no desenvolvimento de dermocosméticos.

Esses estudos já são feitos há anos e, em 2009, na pesquisa “Evaluation of topical vitamin B(12) for the treatment of childhood eczema” (Avaliação da vitamina B12 tópica para o tratamento do eczema infantil), já havia sido concluído que seu uso era uma excelente opção de tratamento para dermatite atópica. Os resultados foram visíveis com apenas duas semanas de testes no tratamento de eczema.

Já outra pesquisa mostrou os benefícios do uso do nutriente para o tratamento de sintomas do couro cabeludo seco, que pode levar à irritação e até ao surgimento de outras doenças capilares. Os estudos apontaram que aqueles que utilizaram um composto de vitamina B12, com extratos probióticos, mel e cúrcuma, de 2 a 3 vezes por semana, tiveram resultados positivos com a redução da coceira, ressecamento, irritabilidade e descamação.

Com tantos benefícios conhecidos da B12 para uso tópico, deu-se a descoberta de seu uso para dermocosméticos, realidade já existente no mercado brasileiro.

“De acordo com diversos estudos ao longo dos anos, a deficiência de vitamina B12 no organismo pode causar diversos problemas de pele, principalmente a dermatite atópica. Ao ser utilizada em dermocosméticos com uso tópico, esse nutriente é capaz de controlar e reduzir as inflamações da pele que causam coceiras, vermelhidão e ressecamento, por exemplo”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, professor especialista em cosmetologia e CEO da Ada Tina.

O farmacêutico ressalta que a vitamina B12 para uso tópico é uma ótima aliada na proteção diária da pele. “Atualmente, sabemos que um dermocosmético desenvolvido com esse nutriente é capaz de trazer diversos benefícios, como o tratamento e proteção da pele contra os danos causados por condições inflamatórias, alívio de peles sensíveis e recuperação e regeneração celular. Desta forma, um dermocosmético desenvolvido com vitamina B12 é capaz de promover uma pele mais saudável e livre de inflamações”, diz.

“Ainda vale ressaltar que a vitamina B12, quando utilizada na pele, também é um forte ativo na regulação da produção de pigmentos, ou seja, ela contribui com a redução e prevenção de manchas escuras, causadas, principalmente, em decorrência de processos inflamatórios da pele”, destaca o especialista.

“O nutriente reduz em mais de 90% a irritação e coceira da pele, além de melhorar em mais de 60% a cicatrização e marcas de cicatrizes. Além disso, a vitamina B12 também age como um corticoide-like, ou seja, um grande alívio para dermatite atópica e psoríase, e com nenhum efeito colateral”, explica.

Outro benefício apontado pelo especialista é o efeito hidratante da vitamina B12. “Sua ação na pele como cosmético oferece um resultado superior aos cremes hidratantes comuns, garantindo brilho, maciez e, principalmente, uma alta ação calmante na pele, prevenindo-a de irritações e com redução na vermelhidão da pele já na primeira aplicação”, ressalta o farmacêutico.

Principais doenças de pele beneficiadas pela vitamina B12:

• Dermatite atópica: também conhecida como eczema atópico, é um dos tipos mais comuns de dermatite, responsável por causar inflamação na pele, proporcionando coceira e lesões avermelhadas. Esse processo inflamatório é hereditário e costuma acontecer entre pessoas da mesma família, surgindo, geralmente, no rosto, joelhos e cotovelos.

Quando não tratada, as lesões podem apresentar vesículas e escoriações que podem ser porta de entrada para bactérias, por isso, além do alívio da coceira e vermelhidão, manter a pele bem cuidada no tratamento da dermatite atópica também pode evitar outras complicações.

• Psoríase: esta é uma doença crônica da pele que pode causar lesões avermelhadas com descamação, surgindo, principalmente, em áreas como cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Além disso, a psoríase é auto inflamatória cíclica, ou seja, seus sintomas reaparecem periodicamente. Quando não tratada, ou em casos mais graves, o desconforto causado pela doença pode ser doloroso e impactar na qualidade de vida.

• Rosácea: é uma inflamação crônica da pele, com mais incidência na região central do rosto, sendo muito comum nas bochechas, nariz, queixo e testa. A vermelhidão causada pela doença também pode provocar coceira e ardor. Além disso, costuma atingir mais as mulheres, porém, são os homens que costumam desenvolver as formas mais graves, quando podem surgir nódulos inflamatórios.

Ainda não existe uma cura definitiva para essas doenças. O tratamento consiste, principalmente, no alívio dos sintomas e cuidados para que os quadros não evoluam para casos mais graves. “Com a descoberta dos benefícios da vitamina B12 no uso tópico para melhora das condições inflamatórias da pele, acredito que este seja um grande passo na melhora da qualidade de vida de todos que sofrem com essas enfermidades, já que a ação do nutriente promove efeito imediato e sem efeitos colaterais”, finaliza Maurizio.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895