Saiba como se alimentar corretamente durante as festas de fim de ano

Saiba como se alimentar corretamente durante as festas de fim de ano

Especialista recomenda evitar exageros e não tentar compensar no dia seguinte

Correio do Povo

Princípio de tudo está em garantir pratos variados e com a maior quantidade de nutrientes diferentes possíveis

publicidade

As festas de fim de ano chegam com um cardápio variado e especial. Para quem está cuidando da alimentação, muitas vezes é um momento complicado para encontrar equilíbrio em não exagerar e não se privar deste momento de convivência.

“Não é porque exageramos um pouco no doce, por exemplo, que o restante da alimentação estará perdido. Esse não é o momento para pensamentos comuns como ‘já comi/bebi a mais do que devia, então vou enfiar o pé na jaca mesmo’”, explica Brendha Ferreira, nutricionista da Care Club.

De acordo com ela, durante a montagem do prato, o ideal é priorizar alimentos preferidos, já que isso proporciona bem-estar emocional e aumenta as respostas cerebrais ao prazer e também à satisfação durante o consumo. “Aproveite para escolher ainda aqueles alimentos que você sabe que lhe conferem saciedade, de forma que você se sinta satisfeito(a) mais rapidamente, sem precisar comer grandes quantidades.”

O princípio de tudo está em garantir pratos variados e com a maior quantidade de nutrientes diferentes possíveis, incluindo proteínas, carboidratos e gorduras de qualidade sem se esquecer das saladas e frutas, fornecedoras de micronutrientes essenciais para a saúde.

Brendha também lembra que usar o dia seguinte para compensar eventuais excessos não é uma boa estratégia. “Devemos ter em mente que a constância é a chave de tudo. Passado um momento de exagero, o segredo é um só: voltar ao normal no dia seguinte e vida que segue. A única medida adicional que pode ser tomada e verdadeiramente contribui para ‘compensação’ é aumentar a hidratação habitual após um dia de exagero, verdadeiro “detox” que funciona e que o nosso corpo necessita”, afirma.

Vale o mesmo para o álcool. Se exagerou, apenas retome a rotina alimentar no dia seguinte. “Se estiver com sintomas de ressaca que atrapalham a sua alimentação, pegue mais leve: nada de frituras, alimentos crus ou mal-passados e nenhuma refeição ‘pesada’ demais para nosso estômago, como uma feijoada. Mas se esforce ao máximo para não ficar sem comer, pois isso irá atrapalhar a sua recuperação também”, afirma.

Brendha lembra também que no dia seguinte é importante reforçar a hidratação com água, podendo chegar ao dobro do consumo habitual. “Se tiver episódios de vômitos ou diarréias intensas, vale pensar na reposição de eletrólitos também, através de bebidas esportivas e soro caseiro”, conclui.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895