A agricultura pede socorro

A agricultura pede socorro

Por Edegar Pretto*

Edegar Pretto

publicidade

Qual é o sentimento do agricultor neste momento? Ele planta, acredita que vai colher, aí vem uma estiagem e leva toda a produção. É imprescindível que o governador chame para ele a responsabilidade e coloque a estrutura do Estado à disposição do setor. Morando no campo ou na cidade, todos nós somos afetados. A agricultura é um segmento responsável por 40% do PIB e 60% das exportações do RS. Um exemplo de quebra vem da cadeia do milho, que afeta a produção de carne e leite. Segundo a Emater, a produção de leite já teve redução de 1,6 milhão de litros por dia. E isso também acontece nas demais culturas.

Vivemos a pior seca dos últimos 17 anos e os governos estadual e federal estão inertes. São mais de 340 municípios em situação de emergência. Falta água para a plantação, para animais e consumo humano. São perdas irreversíveis. A pauta de reivindicações dos movimentos do campo, que está nas mãos do governador e do Ministério da Agricultura, evidencia o quanto as estiagens são recorrentes. Por que nada foi feito? No governo Tarso Genro, tivemos estiagens severas e criamos o Mais Água Mais Renda. O programa foi extinto nos governos seguintes.

Para enfrentar o problema são necessárias políticas públicas permanentes. Além da água, é preciso crédito emergencial para a agricultura familiar. Temos um projeto da bancada do PT na Assembleia Legislativa. Precisa ser votado com urgência. Além disso, é preciso que o governo interfira junto aos bancos para repactuar dívidas e criar financiamentos com juro zero.

Quem está no ofício de produzir alimentos precisa amparo, com garantia de que a estiagem não traga mais prejuízos. O momento pede ação urgente, diferente do que fez a ministra da agricultura, que esteve no Estado e disse que não pode fazer milagres. E os agricultores, por acaso fazem o milagre de sobreviver sem água, sem produção e sem dinheiro? Pensar em progresso é olhar para a agricultura, que também influencia de forma significativa o desenvolvimento do Estado e do país.

*: Deputado Estadual


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895