A dengue mata

A dengue mata

A dengue é uma doença que tem origem no Egito, na África. É por isso que seu transmissor recebe o nome de Aedes aegypit.

publicidade

Depois, a doença se disseminou para a Ásia, Europa e América no período das Grandes Navegações, quando aumentou o tráfego marítimo.

Nos anos de 1779 e 1780, houve uma epidemia que varreu a Ásia, África e América do Norte, com milhares de mortos devido à dengue, sendo que as epidemias tornaram-se frequentes, pois não se sabia como era transmitida nem o tratamento adequado.

Os pesquisadores John Burton Cleland e Joseph Franklin Siler confirmaram a existência do vírus e sua transmissão pelo mosquito, em 1907, o que permitiu o entendimento do ciclo da doença.

No Brasil, a doença foi erradicada no ano de 1955, quando houve uma campanha para combater o mosquito transmissor, porém, devido ao relaxamento das autoridades, ocupação desordenada das cidades e falta de saneamento básico, a doença voltou nos anos 1980.

Passada a epidemia da Covid 19, neste ano houve um surto de dengue que já atingiu 360 mil pessoas, com 40 óbitos, principalmente no Rio de Janeiro e Distrito Federal, onde foi decretado estado de emergência.

Neste ano, o Rio Grande do Sul teve, até agora, cerca 5.700 casos, com ao menos seis mortes causadas pela doença, com várias cidades apresentando áreas de grande contaminação, sobrecarregando o sistema de saúde.

Para prevenir a dengue, é preciso combater a reprodução dos mosquitos com medidas simples dentro das residências, evitando acumular garrafas, baldes e outras vasilhas que acumulem água, limpar calhas e lajes, manter as lixeiras tampadas, colocar lixo em sacos, entre outras.

Uma nova vacina está disponível no Brasil, porém levará tempo para imunizar toda a população. Assim, para evitar que tenhamos mais mortes por dengue, é preciso a prevenção de todos, limpando seus pátios e casas, pensando na coletividade.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895