A escola e a família na nobre missão de educar

A escola e a família na nobre missão de educar

Nossa Constituição Federal diz que a educação deve visar ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Oswaldo Dalpiaz

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Nos últimos anos, fortaleceu-se o consenso de que, ao se falar em educação, se fale no processo de ensino-aprendizagem. Não que os dois conceitos não devam estar juntos, mas, seus fundamentos são diferentes. Quando se pensa no Dia da Educação, vem à mente o trabalho que é realizado nas instituições de ensino que exercem o papel de coadjuvantes das famílias na educação e, ao mesmo tempo, de promotoras do processo de ensino-aprendizagem. Então, pensar em educação é trazer a reflexão para uma atividade com foco na construção da personalidade do educando e na qual o protagonismo é de responsabilidade dos pais, auxiliados pela escola.

Nossa Constituição Federal diz que a educação deve visar ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Buscar o pleno desenvolvimento da pessoa é olhá-la na sua integralidade em que são considerados o aspecto intelectual, físico, emocional de maneira integrada. Desenvolver apenas um aspecto é criar alguém limitado.

Preparar para o exercício da cidadania significa dar condições para uma pessoa ser crítica, ética, participativa, solidária. Qualificar para o trabalho é dar condições para que faça escolhas em relação à busca de meios para a sua sustentabilidade e de sua família.

Como coadjuvante do processo, a escola deve olhar com atenção estes objetivos, pois compete a ela ajudar a criar condições para que sejam alcançados. Sua contribuição é, em certos momentos, insubstituível, pois, através do processo ensino-aprendizagem, levará o aluno a assumir seu desenvolvimento pessoal, a tornar-se um cidadão participativo e a buscar um espaço no ambiente de trabalho.

Para que isso aconteça, a escola deverá ficar atenta e acompanhar as mudanças culturais para saber como chegar ao aluno, propor caminhos para que desenvolva suas habilidades e competências necessárias para sua convivência social e se preparar para ocupar um espaço no mundo do trabalho permeado de novos fazeres e novas exigências.


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