A força da comissão: voz da cultura e da educação

A força da comissão: voz da cultura e da educação

Vamos seguir construindo juntos

Sofia Cavedon

publicidade

O semestre foi intenso na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. Se, de um lado, a reeleição do governador ensejou cobranças de soluções para problemas que seu governo não respondeu e até mesmo causou, de outro, as mudanças do novo governo federal nos desafiaram a pensar no protagonismo e na comunicação dos segmentos que representamos.

Para dar conta disso, foram 16 Escutas Temáticas e 21 Audiências Públicas realizadas, além das 28 reuniões deliberativas. Ainda desenvolvemos três Projetos Especiais: o Monitoramento das Obras Escolares, o Grupo de Trabalho Articula Lei Paulo Gustavo e a Caravana pela Segurança nas Escolas. Quase R$ 200 milhões do orçamento federal para a cultura nos colocaram na estrada para mobilizar prefeituras e apoiar os e as fazedoras de cultura. Chegamos a 98% dos municípios aderindo e teremos um segundo semestre intenso de aplicação.

Nosso acompanhamento das escolas desvelou a enorme crise nos espaços físicos e criamos um instrumento de transparência no site da Assembleia Legislativa que até esse momento monitora mais de 400 demandas de obras e reparos. A atenção à segurança nas e das escolas nos levou a realizar reuniões, visitas e cartilha, somando ao esforço coletivo de superar a crise que se estende na saúde mental e nas condições de trabalho.

As graves lacunas nas escolas para garantir a inclusão escolar, a alimentação adequada, a superação da evasão e a garantia de aprendizagem, as vagas para a Educação Infantil, o transporte escolar demandaram tentativas de sensibilização dos governos através das audiências públicas e de reuniões, ofícios e dossiês. Tivemos um cuidado para as e os aposentados que sentem as perdas de carreira, previdência e salário, assim como acolhemos as pautas dos e das professoras.

Todas essas escutas nos desafiam ao aprofundamento e faremos através dos Seminários Intervalos Pedagógicos e da 3° edição do Observatório da Educação RS. Não existe solução para os desafios da educação que desconheça a voz e a vez dos estudantes e das professoras. Vamos seguir construindo juntos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895