A importância da segurança do trabalho para evitar acidentes e doenças

A importância da segurança do trabalho para evitar acidentes e doenças

Além das questões de saúde, é válido salientar a necessidade de atenção quanto ao meio ambiente

Graziela Flores

publicidade

Em 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. 34 anos mais tarde, em 2003, a Organização Internacional do Trabalho instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005, passando a simbolizar atitudes de todos os envolvidos em prol de uma única causa: a preservação a vida. 

Desta forma, segurança e saúde no trabalho são frutos de muitas ações e planejamentos no dia a dia de atividades laborais para preservar os trabalhadores com saúde e bem-estar. Muito tempo atrás, tinha-se uma base sobre a saúde de uma população, a partir de indicadores de saúde das empresas. Com base neste entendimento, compreendemos a importância das empresas no quesito saúde de trabalhadores, porque em organizações onde as práticas de segurança acontecem, há um menor índice de trabalhadores doentes e afastados. A gestão em segurança do trabalho é fundamental para a manutenção da saúde e tem impactos não só sobre funcionários. 

As práticas de segurança, por atuarem prevenindo, eliminando e reduzindo os riscos que podem gerar acidentes e doenças no trabalho, promovem, como consequência, mais saúde aos colaboradores, além de um ambiente de trabalho mais seguro. Ainda, a inserção de saúde e segurança em ocupações que dependem da transformação tecnológica deve ter um norteador do que pode, deve e não deve ser feito. A tecnologia e digitalização das profissões permitirá um avanço onde a repetitividade, erros e monotonia serão reduzidos e/ou eliminados. Algumas profissões ficarão obsoletas, outras serão criadas ou adaptadas, mas os quesitos de segurança devem se manter. 

Uma cultura nacional de segurança e saúde ocupacional é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado em todos os níveis e governos, empregadores e trabalhadores participam ativamente em um sistema de direitos e responsabilidades definidos. 

Além das questões de saúde, é válido salientar a necessidade de atenção quanto ao meio ambiente, uma vez que ele pode ser fonte de acidentes e doenças. A longo prazo, saúde e meio ambiente não poderão ser segregados e seus cuidados devem ser considerados quando falamos de prevenção de doenças e acidentes no trabalho. Essas ações não são responsabilidade somente de um setor, mas sim de todos. Cada um faz a diferença. Prevenção de todos para todos. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895