A importância do educador físico na promoção da saúde

A importância do educador físico na promoção da saúde

Por: Débora Rios Garcia*

publicidade

Praticar atividades físicas com a supervisão de um responsável técnico é fundamental para evitar lesões, obter melhores resultados e manter a saúde. Os gregos já defendiam a prática da educação física como uma das fontes para uma vida saudável, tanto que foi na Grécia que surgiram os Jogos Olímpicos. A presença deste profissional se tornou imprescindível no nosso dia a dia.

O contato com o professor de educação física, ainda no período escolar, nos desperta o gosto pelos esportes, para o trabalho em equipe e para sermos cidadãos conscientes. Com o passar dos anos, a presença deste profissional só cresceu em nossa sociedade. Nos socorremos a eles para o exercício das atividades que nos ajudam a evitar o risco de problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade. Com as orientações corretas, conseguimos um efeito protetor ao organismo, inclusive aumentando a imunidade e melhorando a performance do sistema imunológico. Estar em movimento é fundamental para combater a obesidade, entre tantas outras doenças recorrentes de uma vida sedentária.

A importância do educador físico nas nossas vidas se destacou ainda mais durante a pandemia da Covid-19, que alterou nossas rotinas e nos impôs o isolamento social. Os profissionais enfrentaram desafios e tiveram que se reinventar. Trocaram as quadras e academias pelas telas. Aprenderam novas tecnologias e elaboraram programas de atividades físicas para que, mesmo à distância, conseguíssemos seguir com a prática regular dos exercícios, essenciais à manutenção da saúde física e mental neste período tão difícil.

É preciso destacar que o profissional de educação física tem a formação acadêmica necessária e a qualificação exigida para compreender corretamente o funcionamento do corpo humano. A partir deste conhecimento, ajudam a promover o bem-estar de crianças, jovens, idosos e pessoas portadoras de deficiência*.
Minha homenagem a estes colegas. Além de saúde, o esporte é educação, inclusão e cidadania. Parabéns a todos que fazem da profissão um estilo de vida.

* Secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Porto Alegre


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895