A retomada do turismo

A retomada do turismo

Por Rodrigo Lorenzoni*

Correio do Povo

publicidade

Setor que abrange hotéis, restaurantes, museus, parques e uma vasta gama de atrações que dependem da circulação de pessoas, é notório que o turismo foi um dos mais atingidos pelos efeitos econômicos da pandemia. Afinal, foi um dos primeiros a ser afetado pelas restrições e está sendo um dos últimos a voltar à normalidade. Os números registrados no Rio Grande do Sul demonstram o tamanho da dificuldade: um prejuízo acumulado de R$ 12 bilhões de março a setembro, o que significa uma retração de 40% do segmento, de acordo com dados do IBGE. Em regiões onde o turismo é um dos protagonistas da produção de riqueza, como no caso da Serra Gaúcha, o rombo é ainda mais significativo.

Felizmente, parece que o pior já passou. O registro de novos casos da doença está controlado e o sistema de saúde foi capacitado para fornecer atendimento a todos. O momento, portanto, é de efetuar a retomada. Nesse sentido, atua a favor da recuperação milhares de pessoas apaixonadas pelo que fazem. O segmento do turismo possui excelentes ideias, entusiasmo, informações e disponibilidade dos integrantes para trabalhar em conjunto. Esse engajamento permitiu que empresas e municípios logo desenvolvessem protocolos de segurança que agora permitem o retorno paulatino das atividades.

Diante desse protagonismo, cabe ao poder público agir para potencializar tais ações - e é isso que estamos fazendo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul. Nos próximos meses, serão investidos R$ 1,5 milhão em ações publicitárias para incentivar os gaúchos a viajarem pelo nosso Estado. A estratégia se apoia no fato de que 75% dos turistas que visitam nossa região são do sul do Brasil. Além disso, a tendência de retomada de viagens, apontam pesquisas, é de roteiros curtos, distantes no máximo 250 quilômetros da origem. 

Também estamos voltando a participar de feiras para promover as nossas regiões. O próximo evento é o Festuris Gramado, um dos maiores encontros do segmento de turismo da América Latina. O estande da secretaria apresentará as 27 regiões turísticas do Estado. O mesmo será feito no Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Através dessa união, destacando nossos potencialidades, conseguiremos efetuar a necessária retomada do setor e, assim, recuperar o emprego e a renda das famílias que dependem do turismo para prover o seu sustento.

*Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895