A simbiose entre procuradores e cidade

A simbiose entre procuradores e cidade

Acima de disputas políticas e da alternância de governos, os procuradores estão lá.

Armando Domingues

publicidade

O funcionamento dos municípios passa por diversas mãos, que vão desde o gabinete do prefeito até as ruas da cidade. Entre essas mãos está a advocacia pública, que desempenha um papel fundamental no funcionamento da máquina municipal e assegura o desenvolvimento. Representar a sociedade junto à administração do município é o trabalho dos procuradores, uma missão pública.

Enxergar o resultado do suor dos procuradores não é difícil. Basta olhar pela janela de sua casa. Se a sua rua está asfaltada, alí tem o trabalho de um procurador. Se ônibus novos estão circulando na cidade, também há o esforço de um procurador. A preservação de parques e praças, a disponibilidade de merendas nas escolas e a contratação de novos médicos para o posto de saúde. Onde a prefeitura está presente, por trás existe o trabalho de um advogado público determinado a fazer o melhor.

Acima de disputas políticas e da alternância de governos, os procuradores estão lá. Profissionais de carreira, concursados que, independente de qual seja a gestão, trabalham para garantir a legalidade das ações dos agentes públicos. Em Porto Alegre, uma metrópole com cerca de 1,3 milhões de habitantes, a atuação dos procuradores é desafiadora. A capital dos gaúchos conta com diversas equipes que fazem parte da Procuradoria do Município. Elas são divididas em diferentes temas, como demandas do patrimônio público, ambientais, fiscais e tributárias, entre outras várias. Os porto-alegrenses percebem o trabalho da advocacia pública na prática.

Esse árduo trabalho que traz resultados para todos que fazem parte da vida pública da cidade serve de modelo. Em novembro, entre os dias 05 e 09, Porto Alegre será sede do Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais, um dos eventos mais relevantes do setor no Brasil. Será a primeira vez que o Município será sede deste, que é um espaço de debates sobre os rumos da profissão, em seu novo formato, realizado pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) em parceria com a Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre (APMPA).

Um encontro de extrema importância e uma oportunidade única para discutir a profissionalização contínua da carreira pública e avanços que representam melhores condições de trabalho para a categoria. Juntos, podemos construir soluções que impactem não só a advocacia pública, mas toda a sociedade. Afinal, a relação entre os procuradores e a cidade é simbiótica.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895