A tua empresa mudou?

A tua empresa mudou?

Por Abdon Barretto Filho*

Correio do Povo

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Novos e constantes desafios para os conselheiros e diretores de empresas e entidades. Com a pandemia, os desafios aumentaram, principalmente com as influências diretas das variáveis incontroláveis nas operações da organizações econômicas com ou sem fins lucrativos: nada será como antes. A segurança e a tecnologia aplicada podem determinar o sucesso ou o fracasso de estratégias, táticas e operações que são utilizadas. 

A solidão de cada decisão do gestor precisa ser aperfeiçoada e compartilhada com seus sócios, mantenedores, colaboradores, fornecedores, comunidade. Além disso, com apoios dos profissionais comprometidos e éticos capazes de contribuírem nas buscas de melhores resultados. É necessário  humildade e compreensão da mudança de cenário econômico. Além disso, empatia e resiliência. Ou muda ou morre. 

É proibido a miopia mercadológica. A palavra-chave é “adaptação”. Convém destacar os pensamentos de alguns autores que ajudam a compreender o mundo dos negócios.  Para Peter Drucker (1909-2015), considerado o inventor da administração moderna e um dos maiores especialista em gestão de negócios, criou várias teorias como a gestão por objetivos; cliente sempre em primeiro lugar e qual o papel do líder no enfrentamento dos desafios organizacionais. Ele destaca que: “O Marketing e a Inovação são as duas funções principais dos negócios. Você tem que criar um cliente, ou seja, vender. E tem que criar novas dimensões de conquistas, ou seja, inovar. Todo o resto é cálculo de custos “, completa o pensamento. 

Segundo Al Ries (1914), famoso autor das “22 Consagradas Leis do Marketing “e que cunhou o termo “Posicionamento “, que define formas de criar e fixar a marca de um produto na mente dos consumidores. Para ele: “A estratégia, o sentido da oportunidade e do momento exato são os altos cumes do Marketing. O resto são apenas colinas”. Para muitas empresas e entidades, a inovação constante, atende e antecipa o atendimento do seu público alvo. Identificar, captar, manter relacionamentos “ganha-ganha” são os caminhos que devem trilhados. O pensar global, com ação local adaptada ao seu cliente pode determinar o sucesso ou o fracasso.

Será? O mundo mudou, o mercado mudou, o cliente mudou. A cautela, a incerteza, a esperança, análise do cenário e adaptação pode ajudar na manutenção dos negócios são as bases da Gestão. Será? Respeitam-se todas as posições contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

* Economista, Mestre em Comunicação Social


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