Acesso asfáltico: um direito de todos os municípios gaúchos

Acesso asfáltico: um direito de todos os municípios gaúchos

Por Juvir Costella*

Juvir Costella

publicidade

A vida dos gaúchos moradores de municípios ainda sem acesso asfáltico não tem sido nada fácil há décadas. Antes de tudo, preciso deixar claro que é um verdadeiro absurdo, em pleno século 21, essa ser uma realidade para 47 cidades do Rio Grande do Sul.

Diante desse cenário, somente com um amplo e rigoroso processo de gestão e, claro, articulação com as mais diferentes comunidades regionais conseguiremos alcançar os resultados que tanto precisamos para virar o jogo.

Estrada sem pavimentação e segurança representa atraso econômico, freia o desenvolvimento e coloca em xeque nosso bem mais precioso: a vida. Em 2019, quando assumimos pela primeira vez a Secretaria de Logística e Transportes, tínhamos 62 municípios com acessos somente por trechos de chão batido.

Desse total, já concluímos 15 acessos asfálticos, mas há outros 17 em obras, 12 para começarem neste ano e outros 18 que estão em fase de atualização de projeto e aguardam definição de recursos para serem iniciados.

Na última gestão do governador Eduardo Leite, foram investidos mais de R$ 230 milhões com recursos do caixa do Estado nos acessos. A cifra é duas vezes maior do que foi investido nos últimos dez anos.

Portanto, avançamos muito nessas entregas, mas é preciso acelerar para zerar essa lista o quanto antes. Nesse sentido, agora que reassumimos a pasta, o compromisso do governo do Estado é objetivo: até 2026, termos 100% dos acessos concluídos ou em fase de conclusão com, no mínimo, 80% desses acessos finalizados, entregues à sociedade gaúcha.

E os outros 20%, se não estiverem totalmente concluídos, têm de estar em obras. Metas ambiciosas, é verdade, mas necessárias como nunca. Vamos seguir trabalhando muito para melhorar a vida das pessoas. 

*Secretário de Logística e Transportes do RS


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895