Agro: é hora de avançar na reputação

Agro: é hora de avançar na reputação

Por: Rafael Codonho e Soraia Hanna*

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Você já se perguntou o que seria da economia nacional sem o agronegócio? Só que, infelizmente, não basta fazer. Enquanto se supera a cada ano em resultado, o agro vem perdendo a batalha diante da opinião pública. Existe um fosso entre a população rural e a urbana — que é inundada pela desinformação bem contada. 

Um cosmopolita morador de capital não faz ideia do que se passa em uma Agrishow ou uma Expodireto. Da inovação que é colocada na prática. Do zelo com os animais — pois, se não fosse assim, o próprio ciclo correria risco de continuidade. É um Brasil invisível para quase todos. 

Essa desconexão abre espaço para uma série de preconceitos e até campanhas difamatórias bancadas por atores diversos e, muitas vezes, com interesses ocultos. Ideologias, dogmas e preceitos simplistas: tudo se une nessa hora. Como ensina o ditado: quem cala, consente. Não existe vácuo no processo de formação de opinião. Uma narrativa sempre acaba se impondo e ainda mais quando o outro lado permanece em silêncio. 

Assim, erros criminosos de alguns são interpretados como práticas comuns, em uma generalização que nivela todo um segmento de alto rendimento por baixo. O resultado disso também é perceptível na arena global: temos um Brasil maior que preserva o meio ambiente e será, em breve, a grande fonte de alimentos do mundo, mas, lá fora, nossa imagem é de vilões. 

E o que explica esse paradoxo? Há um déficit gigantesco de comunicação por parte dos vários protagonistas do agronegócio brasileiro. De governos a empresas, passando pelos líderes e instituições representativas. Como não poderia deixar de ser, essa omissão gerou um enfraquecimento de sua reputação. Iniciativas esparsas ajudaram, nos últimos anos, a atenuar esse cenário. Mas ainda é pouco. 

Não basta ser bem-sucedido nos negócios. Para seguir avançando, o universo rural precisa furar sua bolha, conectar-se às massas urbanas e ganhar o devido respeito. E isso envolve participar dos grandes debates da humanidade. Para além de fazer, chegou a hora de o agro se fazer perceber. 

 

* Jornalistas, empresários e sócios-diretores da Critério – Resultado em Opinião Pública


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