As mulheres e suas batalhas

As mulheres e suas batalhas

Por Marjorie Kauffmann*

Marjorie Kauffmann

publicidade

Sempre evitei fazer comparativos de gênero ou falar das dificuldades em ser mulher. Mas é impossível passar por este março de 2022 sem homenagear a força feminina. Em um momento em que o mundo volta o seu olhar apreensivo para a invasão russa contra a Ucrânia, assistimos a mulheres poderosas à frente das discussões que buscam a paz. Mais do que isso, vemos milhares de mulheres com seus filhos nos braços, cruzando fronteiras por causa de uma guerra, deixando para trás tudo o que construíram. Mulheres que têm a missão de salvar a si e a seus filhos.

Sou mãe de dois meninos, tenho casa, marido e uma rede de apoio. Coloco-me no lugar de cada uma dessas lutadoras, certa de que as batalhas da vida são muitas.

Há três anos à frente da Fepam, concilio o trabalho com a participação ativa na criação dos meus filhos. Toda segunda-feira deixo o lar, em Lajeado, para cumprir a missão de promover a proteção do meio ambiente do Estado.

A rotina é desafiadora e muitas são as lutas nessa área, principalmente para as mulheres. Nós estamos presentes, mas ainda em menor número. Por muitas vezes, vejo-me em reuniões em que a maioria, se não a totalidade, é de homens.

Nesses encontros, não me sinto excluída ou sem poder de fala, muito pelo contrário. Sou respeitada e minhas ideias são levadas em conta. Porém, ainda sonho em compartilhar mais cadeiras com mulheres que tenham a pauta ambiental como propósito.

A necessidade da participação feminina em temas relacionados ao meio ambiente é uma batalha travada há tempos no mundo. A Declaração da IV Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim em 1995, já dizia que “as experiências e contribuições das mulheres para um meio ambiente ecologicamente saudável devem ocupar um lugar prioritário na agenda para o século XXI. O desenvolvimento sustentável continuará sendo uma meta difícil de alcançar, enquanto a contribuição das mulheres para a gestão do meio ambiente não for reconhecida e respaldada”.

A Fepam está nesse caminho de valorização das mulheres, que majoritariamente ocupam cargos de liderança na Fundação. Em uma guerra ou nas batalhas do dia a dia, seguimos, aos poucos e juntas, comemorando cada pequena ou grande conquista.

Presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental*


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895