Atente-se ao check-up

Atente-se ao check-up

Por Dr. Roberto Magno Nunes*

Dr. Roberto Magno Nunes

publicidade

Para chamar a atenção sobre a importância dos cuidados com os olhos, 10 de julho foi escolhido como Dia Mundial da Saúde Ocular. A data visa alertar a sociedade sobre a necessidade do diagnóstico de doenças oculares, bem como o acompanhamento médico, que em casos de descuidos podem levar à cegueira de pessoas de todas as idades sem sequer apresentar algum sintoma que indique a condição. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que milhões de pessoas do mundo todo sejam acometidas pela cegueira. No Brasil, de acordo com o IBGE, são mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual. Destas, temos a parcela que são incapazes de enxergar e outra das que possuem baixa ou subnormal visão – grande e permanente dificuldade de enxergar. 

É interessante observar que atualmente muito se fala em autocuidado nas redes sociais. No Instagram, a hashtag autocuidado conta com quase sete milhões de publicações que vão desde dicas de cuidados com a pele até a importância da prática de exercícios físicos. Entretanto, para estar com a saúde em dia, não basta apenas comprar os melhores cremes e manter uma rotina de treinos, é preciso visitar o médico com frequência e se manter atento às doenças que muitas vezes não apresentam sintomas. 

Sendo assim, o check-up deve ser realizado por crianças e adultos de todas as idades, principalmente a partir dos 40 anos. Nesse Dia Mundial da Saúde Ocular, a questão educacional e a falta de informação sobre as doenças ditas como silenciosas chamam atenção e fazem que poucas pessoas estejam atentas à saúde dos olhos. O diagnóstico precoce ainda é essencial para garantir que muitas doenças oculares possam ser revertidas, garantindo ao paciente o tratamento mais adequado e uma melhor qualidade de vida, vendo ela em todas suas formas, cores e particularidades. 

*Oftalmologista


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895