Banrisul: semeando o futuro

Banrisul: semeando o futuro

Mirando o futuro, o Banrisul teve forte atuação para a inovação

Cláudio Coutinho

publicidade

Em seus mais de 90 anos, o Banrisul cresceu, expandiu-se, tornou-se digital e foi além das divisas do Rio Grande. Mas nunca se afastou da forte conexão que tem com sua terra. Ele nasceu do anseio dos agricultores que buscavam uma casa bancária para financiar sua produção. De lá para cá, semear o futuro do Estado foi e é sua missão permanente, estando sempre ao lado dos gaúchos.
Busquei fortalecer essa identidade desde o primeiro dia do desafio de liderar o Banrisul, há quatro anos. E, junto com os milhares de colaboradores, trabalhei com afinco para que o Banco fortalecesse ainda mais essa conexão e trouxesse resultados expressivos para o Rio Grande do Sul.

Destaco, por exemplo, o apoio essencial ao campo: há alguns dias, foi lançado o maior Plano Safra do Banco – com R$ 11 bilhões em crédito, 57% a mais em relação à safra anterior, e um incremento de 312% ante o período 2019/2020 – marcando a retomada do agronegócio como pilar estratégico da instituição. Além do crédito, foram inaugurados espaços exclusivos para atender o setor no Interior do Estado em sete cidades e, em breve, em outros 11 municípios.

O olhar foi especial para todos os setores produtivos e portes de empresas, com a carteira de crédito de micro e pequenos negócios evoluindo 87% nos últimos quatro anos. Para todo o segmento empresarial foram liberados mais de R$ 47 bilhões em crédito neste mesmo período, reforçando nosso compromisso em fomentar e desenvolver o empreendedorismo regional.

Mirando o futuro, o Banrisul teve forte atuação para a inovação, com iniciativas como o BanriTech, que promove aceleração de startups; e a entrada como um dos fundadores do Instituto Caldeira.

Houveram também importantes avanços em projetos de sustentabilidade, como a neutralização de carbono de nossas emissões diretas e consumo de energia, conquistando o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, relativo ao inventário de emissão de gases do efeito estufa.

Encerro este período à frente do Banrisul com entusiasmo — e desejo muito sucesso à nova gestão. O Banco segue evoluindo, crescendo e sempre ao lado do Estado, aliando tradição e modernidade para contribuir com o desenvolvimento econômico e social dos gaúchos. Da terra que vem o alimento à indústria que transforma, lá está o Banrisul, semeando um futuro melhor para o Rio Grande do Sul.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895