Cem anos de Brizola

Cem anos de Brizola

Por Tiano Caduri*

Correio do Povo

publicidade

Filho de uma professora e de um pequeno agricultor do interior de Carazinho, o menino que nasceu Itagiba e escolheu ser Leonel, completaria 100 anos hoje. Alfabetizado pela mãe, em 1936 ganhou uma passagem da prefeitura para estudar na Capital, onde foi engraxate, ascensorista e jardineiro da Prefeitura de Porto Alegre. Pela força da educação, Brizola construiu uma trajetória pouco previsível para um menino pobre como ele. Formou-se engenheiro e, em menos de duas décadas, seria Deputado Estadual, Secretário de Estado, Deputado Federal gaúcho, Prefeito de Porto Alegre, Governador do Rio Grande do Sul e Deputado Federal pelo Rio de Janeiro. Consciente da importância que a educação teve na sua própria vida, Brizola foi um político obstinado pela causa de salvar nossas crianças.

No governo gaúcho, construiu mais de 6 mil escolas em apenas quatro anos, fez reforma agrária, encampou multinacionais para desenvolver o Estado e mobilizou o Rio Grande e o Brasil para defender a constituição e a posse de Jango no Movimento da Legalidade, em 1961. Entrincheirado no Palácio Piratini, de microfone na mão e metralhadora a tiracolo, derrotou a tentativa de golpe dos militares.

Cassado e perseguido pela ditadura, amargou 15 longos anos de exílio e voltou ao Brasil com a Lei da Anistia, em 1979, para fundar o PDT e ser eleito governador do Rio de Janeiro duas vezes, em 1982 e 1990. Encontrou em Darcy Ribeiro o grande parceiro para construir 500 Centros Integrados de Educação Pública/CIEPs, as Escolas de Tempo Integral, e investir mais de 54% do orçamento do Estado em educação. Disputou duas vezes a presidência da República e nunca desistiu do sonho de salvar as crianças brasileiras pela educação.

Passados 17 anos de sua morte, Brizola segue vivo para os inconformados e para os que não desistem de lutar por um Brasil melhor. Seu legado de lutas, realizações, honestidade e muito mais acertos do que erros é uma luz que segue iluminando o caminho daqueles que não se entregam, como ele nunca se entregou. Obrigado por tudo, Leonel de Moura Brizola, herói da pátria!

*Ex-presidente estadual da Juventude do PDT


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895