Cinema, economia e turismo

Cinema, economia e turismo

Por Abdon Barretto Filho*

Abdon Barretto Filho

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Uma das estratégias para promoção e divulgação do destino turístico pode ser a utilização do cinema como meio de comunicação especial, contribuindo no posicionamento frente ao mercado turístico. Algumas cidades já praticam e apoiam iniciativas que envolvem criação de roteiros e gravações de audiovisuais que possibilitem imagens e informações sobre os aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços das localidades. São óbvias as seleções prévias e adaptações aos roteiros dos audiovisuais. A poderosa indústria cinematográfica pode ser uma grande aliada na criação e formação da imagem turística a partir de roteiros e produções capazes de atraírem visitantes.

As adaptações de livros ou roteiros que contemplam determinados locais são reconhecidos como estimuladores de visitas em todo o mundo. Como sempre, os trabalhos exigem profissionalismo e dedicação a fim de atingir o objetivo. Com as novas tecnologias e as infinitas possibilidades de produção de audiovisuais, os investidores, produtores, diretores e artistas realizam filmes para as tradicionais salas de cinema e para transmissões através de canais pagos em escala mundial. Os destinos turísticos que demonstram interesse pela promoção e divulgação através do audiovisual implantam a Film Commision, que é uma organização econômica sem fins lucrativos, seja municipal, estadual ou federal, que incentiva, facilita e apoia a produção audiovisual, cinematográfica, televisiva e publicitária, em locais públicos.

A criação de uma Film Commission está vinculada à implantação de políticas para o desenvolvimento do turismo local e regional, favorecendo o acolhimento de produções nacionais e internacionais, além de gerar empregos para artistas, técnicos e prestadores de serviços. Em primeira instância, deve estar vinculada ao prefeito da cidade, que deve reconhecer sua importância, como política pública municipal, superando o período do seu mandato.

Na realidade, a Film Commision é a responsável para centralizar e gerenciar a produção audiovisual na cidade, facilitando as gravações em espaços públicos, com suporte aos produtores, desde a seleção do local, passando pelo apoio logístico e buscando parcerias. Como resultado, observam-se os efeitos no aumento do fluxo de visitantes aos locais onde foram gravadas as cenas, em áreas urbanas ou rurais. O tema será abordado no Festuris Connection que vai oferecer, de 11 a 13 de maio, em Gramado, um evento híbrido (presencial e virtual) com debates sobre o cinema, economia e turismo.

Será uma homenagem aos 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, com o tema “Da Ficção à Realidade: O Futuro das Viagens”. É importante destacar que existem metodologias e experiências mundiais com profissionais que realizam combinações entre o marketing do destino (City Marketing), infraestrutura do local, interesse da comunidade e dos seus líderes dos setores público e privado para entenderem os importantes movimentos das gravações. Infelizmente, as mudanças políticas destroem algumas conquistas de governos anteriores, também no cinema. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Economista e mestre em comunicação*


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