Compromisso com o futuro do Rio Grande

Compromisso com o futuro do Rio Grande

Por: Anderson Trautman Cardoso*

publicidade

Vivemos uma profunda crise na área da educação no Rio Grande do Sul. Os resultados da Avaliação Diagnóstica de Ensino – realizada pelo governo do Estado – divulgados no final de julho, não deixam margem para dúvidas: a hora de mobilizar é agora ou nosso futuro estará comprometido. Não há como vislumbrar o desenvolvimento e a competitividade se não investirmos nesse pilar.

A pesquisa foi embasada em provas aplicadas a estudantes do 3º ano do ensino médio e do 7º ano do fundamental, em março deste ano. Os formandos do Ensino Médio apresentaram nível de Matemática compatível com a grade de 6º e 7º anos, muito aquém do ideal. Outro estudo, também da Secretaria Estadual da Educação, aponta que apenas 1% dos alunos gaúchos têm conhecimento adequado em exatas, o que é muito grave.

Para nós, da Federasul, a educação é uma bandeira prioritária e que interfere diretamente na capacidade de termos um Rio Grande mais justo, sustentável e economicamente fortalecido. Há um caminho interessante, que é aproximar o ecossistema de inovação dessa temática. Tanto, que participamos da Missão Internacional do Projeto Foresight, realizada pelo Sebrae, com iniciativas na Inglaterra e na Espanha. Nesses países, educação e tecnologia avançam juntas.

Importante, também, lembrar que o nosso desafio básico ainda é resolver o problema do baixo conhecimento dos nossos estudantes em português e matemática. Há um abismo e uma grande desigualdade entre escolas públicas e privadas. E a pandemia da Covid-19 agravou esse cenário, com alta taxa de evasão escolar no Estado. Em 2021, o indicador gaúcho para crianças fora da escola foi o dobro da média nacional. A quarta pior média do Brasil.

Precisamos dar um primeiro passo e acreditamos muito no Pacto pela Educação, iniciativa da qual fazemos parte e que representa a mobilização da sociedade gaúcha para mudar essa realidade. É preciso trazer luz ao tema, sempre que possível, com atenção plena aos programas de governo dos candidatos ao Piratini em 2022. Apenas com união e estratégia vamos reverter esse quadro. Educação não deve ser motivo de vergonha e sim de orgulho. É o nosso compromisso com o futuro do Rio Grande.

* Presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895