Conectando realidades: inclusão e empreendedorismo no South Summit Brazil 2024

Conectando realidades: inclusão e empreendedorismo no South Summit Brazil 2024

Maior evento de inovação da América Latina, o South Summit Brazil (SSB) desembarca novamente no Cais Mauá com a promessa de deixar um legado de contribuições econômicas e sociais para Porto Alegre.

Lisiane Lemos

publicidade

O governo do Estado, correalizador, prepara para esta edição – a terceira consecutiva em solo gaúcho – 12 atividades voltadas aos mais diversos grupos sociais. Isso porque sabemos que, ao garantir acesso das periferias a ecossistemas de inovação e empreendedorismo, estamos valorizando o capital humano, bem mais precioso para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

A inclusão e a igualdade de oportunidades são fundamentais para um ambiente econômico saudável e somente é possível promovê-las conectando diferentes realidades e mostrando que a inovação pode estar em tudo. As atividades previstas para ocorrer durante e após o SSB 2024 incluem palestras, prestação de serviços, competições, mentorias e incentivos à economia circular. Com esforço integrado das secretarias, vamos expandir o impacto do evento e ampliar a inclusão das comunidades na programação.

Nas áreas de cidadania e combate à violência serão desenvolvidas quatro ações em março. Entre elas, um concurso de inovação e empreendedorismo que consiste no envio de vídeos de até três minutos nos quais grupos de jovens propõem soluções para problemas de sua comunidade. Em arte e educação, vamos propor desafios de slam – competição de poesias que envolvem, geralmente, críticas sociais. Há, ainda, iniciativas para mulheres e mentorias sobre mercado de trabalho, como a em que apenadas da Penitenciária Feminina de Guaíba passarão por capacitação para aprender a confeccionar bioabsorventes. Os itens possuem durabilidade de até três anos, contribuindo para uma redução no lixo ambiental, além de ser uma opção segura, higiênica e confortável.

Está prevista, também, uma rodada de negócios com até 30 mulheres empreendedoras do setor de tecnologia. A atividade possibilitará a conversa com grandes investidores do ecossistema de inovação presentes no evento, fomentando negócios e proporcionando contatos entre pessoas interessadas em um mesmo objetivo. No mesmo sentido, haverá o Mulheres Empreendedoras na Periferia, no formato de uma roda de bate-papo, abordando temas do empreendedorismo para esse público. O palco da ação será a ONG Renascer da Esperança, no bairro Restinga. O local foi escolhido por tratar-se de uma referência para as moradoras da região, possibilitando maior acolhimento e conforto para que possam participar da discussão.

Dentro da economia circular, equipamentos tecnológicos estragados serão coletados, consertados e doados para comunidades periféricas. E assim, com inclusão e olhar voltado para as periferias, queremos que o público do South Summit Brazil 2024 seja reconhecido pela diversidade e que todos se sintam parte daquele ambiente.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895