Cotribá e o compromisso com o agronegócio
Por: Enio Cezar Moura do Nascimento*
publicidade
A história da Cotribá precede a história da legislação cooperativista brasileira. Quando foi oficializada a legislação sobre o cooperativismo no Brasil, em 1938, durante o governo Getúlio Vargas, a Cotribá já era atuante há quase 30 anos. Nossa fundação aconteceu em 21 de janeiro de 1911 por iniciativa de um grupo que se reuniu para criar uma entidade cooperativa sob o modelo alemão, para representar os interesses do homem da terra e defender seus direitos. E é isso que fizemos até hoje. Centenária, a Cooperativa Agrícola Mista General Osório (Cotribá) renova a cada o ano o seu compromisso com o agronegócio e torna-se ainda mais relevante no cooperativismo. Temos mais de 8.200 associados e com eles já começamos a construção do nosso segundo século de atividade.
Em sua história, a Cotribá sempre inovou. Destaco um exemplo ocorrido na década de 70, quando os agrônomos da cooperativa se posicionaram contra a queimada e buscaram apoio das instituições financeiras para condicionar o financiamento das lavouras a “não queima” da palha. Ou quando, na mesma época, incentivamos a implantação da bacia leiteira como mais uma fonte de renda para os agricultores. Hoje, a produção de leite está em torno de 300 mil litros diários. Essas iniciativas e muitas outras estão relatadas no livro “Cotribá 110 anos”, lançado durante a Expointer.
Outro exemplo de que estamos atentos aos movimentos do agronegócio é a moderna fábrica de rações em construção em Ibirubá. Vamos triplicar a capacidade atual e desenvolver novos nichos. Com a nova unidade, que terá a primeira fase pronta no próximo ano, vamos atender o aumento de demanda de associados e clientes e ingressar no mercado de ração para pets. Todas essas iniciativas são sempre pautadas pela busca da competitividade e da perenidade do nosso negócio. Diariamente, estamos nos reinventando e isso inclui os nossos processos de gestão para dar ainda mais celeridade e transparência à tomada de decisões. O objetivo é estar sempre ao lado dos nossos associados, fornecendo insumos de qualidade, auxiliando no desenvolvimento e modernização das atividades, focando em aumentar a rentabilidade da atividade e, assim, evitando o êxodo rural.
* Vice-presidente da Cotribá