Covid: responsabilidade, equilíbrio, sensibilidade

Covid: responsabilidade, equilíbrio, sensibilidade

Por Sebastião Melo*

Correio do Povo

publicidade

Desde o primeiro dia como prefeito de Porto Alegre, venho reiterando que somos um governo de diálogo, equilíbrio e em busca do bom senso. Esta é a conduta que norteia também as ações tomadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, sempre com foco na proteção da saúde e, ao mesmo tempo, na preservação da economia e de empregos. Queremos resguardar vidas sem precisar impedir as pessoas de trabalhar e manter sua dignidade.

Ao defender a cogestão entre Estado e prefeituras – para que os municípios pudessem adotar uma bandeira abaixo da que estivessem colocados na classificação da pandemia –, adotamos protocolos sanitários com regras mais rígidas para todos os setores e intensificamos a fiscalização. Reforçamos também as visitas aos proprietários de estabelecimentos, para orientá-los sobre as normas, e a vigilância para coibir aglomerações. Por meio do Comitê para o Enfrentamento à Covid-19 e do Conselho Multissetorial para o Enfrentamento da Covid-19, estamos dialogando permanentemente com as entidades representativas da sociedade, em conformidade com a transparência a que nos propusemos na gestão das dificuldades que estamos vivenciando.

Nosso entendimento é que as atividades econômicas, desde que funcionem seguindo devidamente os protocolos sanitários determinados, não são as responsáveis pela disseminação do coronavírus. As aglomerações e o descuido irresponsável sim. Nos períodos em que não houve a cogestão, muitos segmentos continuaram com certa liberdade para trabalhar, enquanto os pequenos negócios, estes sim, permaneceram fechados. Muitos já faliram. Outros ainda vão quebrar. Trabalhadores perderam empregos e famílias ficaram sem o sustento.

Divergimos em relação às novas medidas trazidas pelo governo do Estado em três pontos principais. Defendemos horário estendido até 20 horas para bares e restaurantes, abertura de segunda a segunda para os estabelecimentos e serviços essenciais sem limite de horário. Não estamos medindo esforços para ampliar os atendimentos em saúde. Aumentamos o número de leitos clínicos e de UTI, expandimos o acolhimento nas unidades de saúde e trabalhamos incansavelmente pela vacinação dos porto-alegrenses. Por outro lado, mantemo-nos sempre vigilantes ao cumprimento dos protocolos sanitários. É assim, com responsabilidade e equilíbrio, que acreditamos na retomada das atividades econômicas.

*Prefeito de Porto Alegre


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895