Dia da Criança: educação é o melhor presente que nós podemos dar

Dia da Criança: educação é o melhor presente que nós podemos dar

Invista em educação: O presente que molda o futuro. Juntos, construímos um Brasil de oportunidades.

Eliana Bayer

publicidade

Neste Dia da Criança é fundamental refletirmos sobre o presente mais valioso que podemos oferecer aos nossos pequenos: a educação. Eles são a promessa do amanhã, e é por meio da educação que podemos moldar um futuro mais brilhante, justo e próspero para todos.

No Brasil, um país rico em cultura e diversidade, infelizmente muitas crianças enfrentam desafios significativos. Cerca de 32 milhões de meninas e meninos, o equivalente a 63% do total, vivem em situação de pobreza. Essa realidade que vai além da falta de renda; envolve a privação de acesso à educação, moradia digna, água potável, saneamento básico, alimentação adequada e o último, porém não menos importante, a informação. Um fardo pesado que prejudica o desenvolvimento saudável e impede o progresso de nossa nação.

Sabemos que mudar a realidade de um estado ou de um país não acontece da noite para o dia, mas com um planejamento estratégico e investimento adequado, podemos florescer como nação.

Recentemente, tive a oportunidade de visitar Israel e conheci de perto seu sistema público de ensino. Lá, educação não é vista como um gasto, mas como o melhor dos investimentos no futuro do país. Utilizando a metodologia Stem (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) as escolas israelenses ensinam estas disciplinas na prática e as crianças a partir dos seis anos de idade já programam computadores e drones na própria sala de aula. Um sonho, que se Deus quiser, um dia se tornará realidade no nosso Rio Grande do Sul.

A qualidade da educação é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação e ela que dá Israel o título de “Startup Nation” – uma nação que está revolucionando o mundo com suas descobertas.

Por isso, neste Dia da Criança faço um apelo a todos nós, cidadãos e autoridades: vamos priorizar a educação de nossos pequenos. Vamos tornar a educação não apenas uma promessa, mas uma realidade acessível a todos independentemente de sua origem ou condição social. Dessa forma, estaremos garantindo um futuro brilhante e cheio de oportunidades para as gerações vindouras, porque este é o melhor presente que podemos oferecer aos nossos filhos e ao nosso País.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895