Dia das crianças: o maior presente é a proteção

Dia das crianças: o maior presente é a proteção

Por Caroline Schirmer*

Caroline Schirmer

publicidade

A puericultura é a principal ferramenta para a promoção da saúde das crianças. Nessas consultas, verificamos a saúde nutricional, acompanhamos as etapas do desenvolvimento e a situação vacinal dos menores de cinco anos. Na avaliação do crescimento, é verificado o ganho de peso e a estatura, correlacionando os dados às medidas anteriores a fim de formar curvas de crescimento e verificar se a criança está crescendo adequadamente para a idade.

O desenvolvimento avalia questões motoras, cognitivas e sociais, como a aquisição da fala. Importante conversarmos com os pequenos diminuindo as horas de tela e estimulando as atividades físicas. Lembrar que bons hábitos devem ser adquiridos nos primeiros anos de vida e os pais são os principais responsáveis e exemplos. Não basta ensinar, é necessário viver junto com os filhos uma vida mais saudável. Explicar para os pais quais são os alimentos recomendados e os não adequados para cada fase. Não devemos oferecer alimentos como compensação, moeda de troca nem prêmio. Essas ações compõem a base da puericultura, sendo realizadas tanto pelos médicos como pela equipe de enfermagem que atua na Atenção Primária em Saúde.

A vacinação, que teve seu início no século XVIII, quando a varíola era a maior ameaça da humanidade, retorna agora com uma grande preocupação pela sua aplicação aquém do recomendado. Elas, que preparam o organismo para combater a doença de maneira mais rápida e eficaz, estão ficando dentro dos frascos e não onde fariam efeito. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2021, menos de 59% dos cidadãos estavam imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e em 2019 de 73%. Hoje, a poliomielite e o sarampo estão no centro das atenções e precisamos do engajamento de todos para que essas doenças não retornem.

No mês das crianças, dê ao seu filho o bem mais precioso que qualquer brinquedo, o cuidado com sua saúde. Consulte com regularidade, faça exercício físico, cuide de sua alimentação e mantenha as vacinas em dia. Pois como diziam os antigos, a saúde é o bem mais valioso que o ser humano pode ter e “bora” curtir o dia com os pequenos.

*Diretora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895