Do turismo em 2020

Do turismo em 2020

Por Abdon Barretto Filho*

Correio do Povo

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Em referência a uma das mais importantes atividades econômicas do mundo contemporâneo, celebrou-se, no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, data estabelecida oficialmente em 1979. A comemoração visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, econômico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo. O tema de 2020 – “Solidariedade hoje, para viajar amanhã” – vem como um apoio à Organização Mundial de Turismo em resposta à crise atual, destacando os valores duradouros da atividade turística. 

Convém salientar que, de acordo com a própria OMT, o conceito de turismo pauta-se no processo de deslocamento de pessoas entre diferentes lugares em um período definido, por convenção, de não mais do que um ano. Para que um deslocamento seja considerado de caráter turístico, ele não pode estar vinculado a uma situação de trabalho, embora uma das principais formas de turismo atual seja a de negócios e eventos, porque sempre haverá a possibilidade de o visitante conhecer os aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços do núcleo receptor. Antes ou depois de evento, o visitante poderá consumir seu tempo livre conhecendo a cidade e a região através de passeios locais. É óbvio que a oferta turística deve estar adequada às necessidades dos visitantes, através da sua estruturação e qualificação. Em continuação, é indispensável a promoção do destino, destacando-se sua singularidade, capaz de atrair visitantes. 

O setor exige profissionalismo. O turismo deve fugir da ilusão romântica, às vezes da ignorância pluralista, confirmada pelas opiniões de alguns neófitos que ocupam cargos e funções, principalmente no setor público. É lamentável porque não existe a continuidade do planejamento, organização, direção e controle dos processos administrativos implantados e quase sempre destruídos pelos governos seguintes. Os países, os estados, as cidades que definem o turismo como uma das estratégias de desenvolvimento econômico e social, comprovam os bons resultados. O Brasil perde tempo e dinheiro, apesar de ter infinitas possibilidades. Mas, sejamos otimistas. Os Convention & Visitors Bureaux, escritórios de captações de eventos e de promoção do destino, mantidos pela iniciativa privada, são uma grande alternativa. Com as eleições municipais, espera-se que os novos eleitos entendam e compartilhem decisões com as entidades e empresas do turismo receptivo. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

*Economista, Mestre em Comunicação Social


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