Educação pública municipal de Canoas em 2021: desafios e perspectivas

Educação pública municipal de Canoas em 2021: desafios e perspectivas

Por Sonia da Rosa*

Sonia da Rosa

publicidade

O ano de 2021 representou um duplo desafio: diagnosticar o contexto educacional e seus efeitos, bem como o enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19. Foi nesta condição que os Secretários Municipais de Educação assumiram suas pastas. E nesta mesma ordem de desafios foi necessário construir o planejamento estratégico educacional para garantir o acesso e a qualidade na educação pública, sendo consubstanciado às medidas estabelecidas conforme o comportamento da pandemia. Nesta lógica, cabe destacar a rápida reinvenção da escola e de seus atores neste processo dinâmico e escorregadio que atravessamos.

Mesmo diante deste cenário, avançamos na instituição de ações importantes, para que os impactos da pandemia sejam superados por meio de ações de curto e médio prazos, considerando o tempo que temos nesta gestão, imprimindo marcas impactantes de continuidade, a fim de garantir a aprendizagem dos alunos. Este sim é o principal desafio da educação: colocar o aluno na centralidade das políticas educacionais.

Já neste ano, implementamos programas que estão em consonância com o planejamento da SME/Canoas: o Pacto pela Alfabetização para que as crianças estejam alfabetizadas na idade certa; a aquisição de duas plataformas de leitura – Elefante Letrado (anos iniciais) e Árvore de Livros (anos finais); a inauguração de 37 Salas Google que permitem o desenvolvimento da criatividade, co-criação, inovação e pensamento computacional; a aquisição de 4.000 chromebook(s), para uso pedagógico nas escolas; e a instituição da Escola de Formação Docente on-line, que permite o alinhamento pedagógico da SME e as discussões de importantes temas educacionais. Além disto, a SME Canoas instituiu, dentro do Programa Estratégico de Governo: “Cuidar das Pessoas”, a distribuição de mais de 23.000 cestas escolares, colaborando na segurança alimentar das famílias em vulnerabilidade social. Ainda na questão de infraestrutura, inauguramos uma Escola de Educação Infantil, temos cinco reconstruções de Escolas Fundamentais em andamento e seis grandes reformas já concluídas.

Há muito ainda para ser feito. Por isso, estamos trabalhando muito para as entregas educacionais, que são pilares de desenvolvimento do capital humano de Canoas, rumo aos desafios de 2022

Secretária de Educação de Canoas*


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895