Empreendedores e empresários – cara e coroa

Empreendedores e empresários – cara e coroa

No mercado, os termos empreendedores e empresários são vocábulos protagonistas.

Marcello Beltrand

publicidade

Embora possuam significados próximos guardam importantes distinções, que serão exploradas neste artigo.

Empreendedores possuem mentalidade inovadora, apetite por oportunidades e habilidade para lidar com a incerteza. São criativos ao abordar negócios, inspiram equipes e são proficientes na colaboração e formação de redes. Ou seja, lidam eficazmente com a sociedade líquida, de que falou Zygmunt Bauman. Adaptação rápida a mudanças e resposta a imprevistos são características presentes. Entretanto, o ímpeto e a paixão por negócios inexplorados podem facilmente confundir-se com voluntarismo.

Por seu turno, os empresários destacam-se por habilidades de gestão em negócios estabelecidos, concentrando-se na eficiência operacional e na otimização de processos. Possuem competências gerenciais abrangentes, incluindo, em geral, domínio de números, estatísticas, marketing e finanças. A tomada de decisão baseada em dados, a gestão afiada do caixa e a obsessão pela lucratividade são qualidades obstinadamente perseguidas. A expertise em estratégia e execução, particularmente na alocação de capital, também distingue os empresários, que navegam com propriedade nesse oceano.

De fato, sabe-se que muitos desempenham ambos os papéis ao longo da jornada. Um empreendedor pode se tornar um empresário ao estabelecer e gerenciar um negócio bem-sucedido, enquanto um empresário pode incorporar traços empreendedores ao buscar com ousadia a inovação.

Ao contrário dos empreendedores, a imagem dos empresários tem sido historicamente alvo de críticas. Eles são muitas vezes associados a temas negativos − práticas ilícitas, busca por lucros imediatos, irresponsabilidade ambiental e desigualdades econômicas. Essa generalização é errada e obscurece a realidade. Impulsionadas por essa percepção negativa, Empresários têm dedicado tempo e esforço para comunicar de maneira mais efetiva os aspectos positivos de suas empresas.

Em síntese, enquanto empreendedores se destacam por inovação, adaptação e inspiração, os empresários sobressaem-se na gestão eficiente e estratégica de negócios estabelecidos. Numa conclusão simplificadora: Empreendedores são craques na ousadia enquanto empresários ganham dinheiro. Cara e coroa.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895