Estamos todos em recuperação

Estamos todos em recuperação

Por Rossano Gonçalves*

Rossano Gonçalves

publicidade

Depois dos estragos causados pela pandemia no mundo todo, muito se fala — e com correção — na necessária retomada econômica, trazendo mais empregos e poder de compra. Porém, há outra retomada tão ou mais importante: a do ensino. Desta vez, não são só os alunos, mas todos estamos em recuperação. E temos muito o que fazer.

Por mais que se tenha buscado alternativas para garantir o acesso dos jovens à educação, a pandemia trouxe prejuízos enormes ao aprendizado de milhões de pequenos brasileiros. Dificuldades com o ensino remoto, falta de convívio escolar e distanciamento de colegas contribuíram para o comprometimento do ensino, acentuaram o abismo social entre estudantes e causaram, ainda, efeitos na saúde mental.

As estratégias para essa reposição de aprendizado devem passar por um esforço coordenado em todos os níveis da federação. Um trabalho integrado que exige um olhar múltiplo: valorização dos profissionais de ensino, um ambiente escolar acolhedor, melhores condições de trabalho e abordagens diferenciadas dos conteúdos de sala de aula.

Isso se faz com investimento. E a nossa escolha, em São Gabriel, foi valorizar quem está na dianteira dessa retomada. Em 2021, destinamos R$ 49,8 milhões para a educação, além de reajustar em 33,24% os salários dos professores. Neste ano, seguimos no mesmo caminho, atentos às necessidades da comunidade escolar.

Durante a pandemia, entregamos mais de um milhão de merendas aos jovens. Em 2022, os alunos receberam 4,5 mil kits de materiais escolares e, durante o ano, serão beneficiados com a reforma do ginásio de esportes do parque Eglon Meyer Corrêa. A ideia é oferecer uma nova metodologia integrativa voltada a crianças e a adolescentes por meio da Escola do Esporte.

Pode até soar clichê, mas cuidar da educação nunca significou tanto cuidar do futuro como agora. Olhar para o desenvolvimento é fundamental, mas isso exige atenção àqueles que estarão à frente de nossas cidades e negócios mais à frente. Recuperar o ensino de nossas crianças é devolver a eles a oportunidade de uma vida melhor. E isso deve ser prioridade de todos, especialmente daqueles que têm a caneta na mão.

Prefeito de São Gabriel*


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895